Capacitação reforça preparo de equipes e amplia a segurança no atendimento pediátrico do hospital de Santa Maria

Treinamento prepara profissionais para agir rapidamente em situações graves, como dificuldades respiratórias e paradas cardíacas em crianças

Por Kleber Karpov

O setor de pediatria do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), promoveu na última quinta-feira (22/Jan) uma capacitação técnica para suas equipes. O treinamento, realizado no Centro de Simulação Realística da unidade, visou fortalecer a assistência à população infantil diante do aumento sazonal de casos graves de doenças respiratórias, reunindo médicos pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem para aprimorar o atendimento em situações de emergência.

A iniciativa focou em dois procedimentos decisivos para a segurança dos pacientes: intubação orotraqueal e parada cardiorrespiratória. Segundo o chefe do Serviço de Pediatria, Fernando Martins, a atualização constante é fundamental para garantir a qualidade do cuidado prestado, mesmo com equipes experientes.

“Temos profissionais experientes e engajados, mas a medicina está em constante atualização. Precisamos reciclar conhecimentos e incorporar novas diretrizes para garantir uma assistência cada vez mais organizada e segura, tanto para a equipe médica quanto para a enfermagem”, disse Fernando Martins.

A pediatra Maurisa Rosa abordou o tema da parada cardiorrespiratória (PCR) e ressaltou a importância do tempo de resposta para a sobrevivência das crianças | Foto: Divulgação/IgesDF

Procedimentos críticos

O primeiro módulo do treinamento, conduzido pela pediatra Thais Mendonça, abordou a intubação orotraqueal. A médica destacou a relevância do tema devido ao perfil de alta complexidade do pronto-socorro pediátrico e à sazonalidade de doenças respiratórias, que ocorre entre os meses de março e agosto.

“Temos um pronto-socorro pediátrico de alta complexidade e, nesta época do ano, há um aumento significativo de crianças com quadros graves, que podem evoluir rapidamente para a necessidade de ventilação invasiva e intubação. É essencial que o pediatra esteja preparado para manejar essas situações, especialmente em bebês menores de um ano, que são os mais vulneráveis”, explicou Thais Mendonça.

Na sequência, a pediatra Maurisa Rosa discutiu o manejo da parada cardiorrespiratória (PCR), enfatizando a importância de um tempo de resposta rápido para aumentar as chances de sobrevivência e reduzir sequelas graves, como a hipóxia cerebral.

“Quanto mais tempo a criança permanece em parada, maior é o risco de hipóxia cerebral, caracterizada pela redução do fornecimento de oxigênio ao cérebro, e de complicações graves. Quando conseguimos reverter rapidamente o quadro e restabelecer a circulação, reduzimos a mortalidade e melhoramos significativamente o prognóstico”, afirmou Maurisa Rosa.

Simulações

Após as apresentações teóricas, os profissionais participaram de simulações práticas de cenários reais do pronto-socorro. A pediatra Blenda Cunha, que acompanhou a atividade, validou a pertinência do treinamento para a rotina da unidade, que atende pacientes de Brasília e do Entorno Sul.

“O que vemos aqui reflete exatamente o nosso dia a dia. Atendemos muitas crianças graves, tanto de Brasília quanto do Entorno Sul. Casos de parada cardiorrespiratória e necessidade de intubação são frequentes, principalmente no período sazonal, quando a demanda aumenta ainda mais. O curso está excelente e muito alinhado com a realidade do serviço”, avaliou Blenda Cunha.

Cuidado e prevenção em alta demanda

O volume de atendimentos evidencia a necessidade de preparo contínuo das equipes. Durante o primeiro semestre de 2025, o HRSM realizou 12.888 procedimentos de emergência pediátrica. A alta demanda reforça a importância da prevenção, especialmente durante os meses de maior circulação de vírus respiratórios.

“Esses quadros podem evoluir rapidamente, e agir no tempo certo impacta diretamente na recuperação do paciente. A orientação às famílias é evitar o contato com pessoas doentes, reforçar a higiene das mãos e ter atenção especial com recém-nascidos, que ainda não completaram o esquema vacinal”, reforçou a pediatra Thais Mendonça.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Celina Leão propõe adesão a programa nacional para conter o preço do diesel

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Acelera Tech abre mais de mil vagas gratuitas em cursos de tecnologia no DF

Por Kleber Karpov O projeto Acelera Tech inicia sua segunda...

Mulheres ocupam 47,1% dos vínculos empregatícios em estabelecimentos com 100 ou mais empregados no DF

Por Kleber Karpov Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (27/Abr) pelo...

Diaspora do Azerbaijão celebra o país em evento gastronômico e cultural no Brasil

Brasília recebeu, no dia 24 de abril, uma celebração...

SP confirma segundo caso importado de sarampo em quatro meses

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Família brasileira é morta por ataques em bombardeio de Israel buscava pertences no Sul do Líbano

Por Kleber Karpov Uma família brasileiro-libanesa foi morta no último...

Hospital de Santa Maria celebra 18 anos e valoriza quem faz a diferença no dia a dia

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM),...

Destaques

Celina Leão participa de solenidade que homenageia policiais militares promovidos após redução do interstício no DF

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Celina Leão propõe adesão a programa nacional para conter o preço do diesel

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Acelera Tech abre mais de mil vagas gratuitas em cursos de tecnologia no DF

Por Kleber Karpov O projeto Acelera Tech inicia sua segunda...

Mulheres ocupam 47,1% dos vínculos empregatícios em estabelecimentos com 100 ou mais empregados no DF

Por Kleber Karpov Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (27/Abr) pelo...

Diaspora do Azerbaijão celebra o país em evento gastronômico e cultural no Brasil

Brasília recebeu, no dia 24 de abril, uma celebração...