Live discute violência contra a mulher

Discursão vai ao ar pelo youtube e envolve GDF, OAB, UnB e a sociedade civil

O enfrentamento à violência contra a mulher é a pauta de uma discussão que ocorre na próxima quarta-feira (3). Transmitida ao vivo pelo canal Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPTDF) do youtube, a live Abre Alas Que Elas Vão Falar! tem o objetivo  de propor um espaço de diálogo feminino acerca das ações afirmativas de combate à violência de gênero.

O bate-papo vai contar com a presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Distrito Federal, da Universidade de Brasília (UnB) e do Governo do Distrito Federal (GDF).

“A live faz parte do projeto Bloco Caliandras que existe desde 2019, onde promovemos um diálogo entre a cultura do carnaval e ações afirmativas de prevenção e combate à violência de gênero”, explica a educadora social, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Flávia Mendes.

De acordo com a servidora do GDF, a iniciativa nasceu nos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da pasta. “Porém, a atuação é em Rede, pois também objetivamos fortalecer a interação entre os equipamentos do território, bem como divulgá-los à comunidade”, complementa Flávia Mendes, ao citar a parceira com a Rede Elas de enfrentamento à violência contra a mulher do Gama, uma organização intersetorial da sociedade civil.

Bloco das Caliandras é formado por pessoas idosas frequentadoras dos Centros de Convivência do Gama e de Santa Maria. Anualmente, o projeto promove debates com essas pessoas relacionados ao empoderamento feminino e isso culmina num grande baile de carnaval. Em virtude do cenário pandêmico, o grupo cancelou as atividades coletivas, mas não parou.

“Planejamos várias ações dentro de um percurso. A live surgiu da necessidade de informar a comunidade local sobre os canais de denúncias contra a violência de gênero que teve um aumento significativo na pandemia”, destaca a educadora social.

Além de um momento de discussão e troca de ideias, para não perder o caráter cultural, a transmissão conta com a presença da cantora Mônica Laizan.

Canal MPDFT do youtube

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou...

Destaques

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

Celina Leão troca ofensas por fatos para rebater postura de Lula ao se manifestar sobre escândalo do BRB

Por Kleber Karpov Na mesma Região Administrativa (RA), em que...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...