19.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:00

Justiça Federal concede permissão para Santa Gaia retomar atividades e atender pacientes que fazem uso de cannabis medicinal

Decisão do desembargador Paulo Fontes, do TRF-3, beneficia 9 mil pacientes após audiência com ministro Paulo Teixeira e deputado Eduardo Suplicy

Por Kleber Karpov

O desembargador federal Paulo Fontes, da Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) concedeu, na segunda-feira (20/Out), um ‘Habeas Corpus’ com salvo-conduto que autoriza a Associação Santa Gaia a retomar suas atividades. A decisão permite o cultivo de cannabis sativa exclusivo para fins medicinais, beneficiando os 9 mil pacientes da entidade, localizada em Lins (SP). A medida foi tomada após uma audiência com representantes políticos e o advogado da associação, revertendo uma interrupção causada por uma operação policial recente.

A concessão do salvo-conduto ocorreu após uma audiência entre o desembargador Paulo Fontes, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, e o deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP). O advogado da associação, Antônio Pinto, também participou da reunião.

A intervenção judicial foi solicitada após a Polícia Civil fechar o laboratório da Santa Gaia em 16 de outubro. Na operação, agentes apreenderam medicamentos, insumos e plantas, além de prenderem o presidente da entidade. A ação policial foi justificada pela suposta falta de autorização da Anvisa para o cultivo.

Na nova decisão, o desembargador Paulo Fontes determinou que a Polícia Federal, a Polícia Civil e a Polícia Militar se abstenham de realizar novas prisões ou apreensões de materiais relacionados à produção medicinal da Santa Gaia. A medida protege a associação, dez de seus diretores e os pacientes associados.

Um passo relevante

Teixeira classificou a decisão como uma “Vitória para os pacientes que fazem uso de cannabis medicinal”. Em sua publicação na rede social X (Antigo Twitter), o ministro, que é deputado federal licenciado, afirmou ser “Um grande passo para que as associações vinculadas ao tratamento de cannabis possam ter mais tranquilidade para prestar seus serviços à população”, de forma que possam trabalhar com tranquilidade, além de oferecer segurança aos pacientes.

“Boa notícia, o desembargador Paulo Fontes concedeu um salvo-conduto para o funcionamento da Associação Santa Gaia, que oferece medicamentos à base de cannabis medicinal. Agora ela poderá funcionar tranquilamente. Isso foi fruto de uma audiência em que eu, o deputado Eduardo Suplicy e o Antônio Pinto, que é o advogado da Santa Gaia, fizemos com o desembargador Paulo Fontes. Nós precisamos dar a essas associações um clima de tranquilidade para que elas continuem a oferecer medicamentos para a nossa população.”

Suplicy também comentou a necessidade de segurança jurídica para as associações que atendem pacientes. “A justiça precisa compreender que as associações não estão vinculadas ao crime organizado. Que a maior parte de seus associados são crianças e idosos que se beneficiam com o tratamento da cannabis medicinal. É preciso que o trabalho dessas entidades seja reconhecido e respeitado pelo poder público”, declarou.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

 

 

 

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...