22.5 C
Brasília
05 dez 2025 11:35

Iprev-DF conquista certificação máxima concedida pelo Ministério da Previdência

Nível IV no Pró-Gestão RPPS vai permitir melhores investimentos previdenciários

O Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) obteve a certificação Nível IV no Pró-Gestão RPPS, atingindo o mais elevado grau de excelência previsto pelo Programa Nacional de Boas Práticas para os Regimes Próprios de Previdência Social, do Ministério da Previdência. A autarquia já havia sido classificada com o Nível II em 2022.

A certificação Nível IV é concedida aos Regimes Próprios de Previdência Social ー sistema de previdência dos servidores públicos efetivos da União, estados e municípios ー que demonstram elevado desempenho em critérios como governança corporativa, controles internos, gestão de riscos, sustentabilidade previdenciária e conformidade legal.

O resultado alcançado pelo Iprev-DF reflete a adoção de práticas eficientes, o aprimoramento contínuo dos processos internos e o alinhamento com os princípios de transparência e responsabilidade na gestão pública. O Pró-Gestão Nível IV amplia as possibilidades de melhores investimentos dos recursos. Isso é possível graças à autorização federal para políticas de alocação de recursos mais diversificadas, incluindo a aquisição de títulos públicos marcados na curva.

Segundo o Ministério da Previdência, atualmente há 274 regimes próprios com certificações do Pró-Gestão, sendo 119 no Nível I, 114 no Nível II, 28 no Nível III e 13 no Nível IV.

O DF passa a fazer companhia a Alagoas, Mato Grosso, Rondônia e Sergipe no rol de unidades da Federação que têm o Nível IV

O DF passa a integrar o seleto grupo de cinco unidades federativas a conquistar o Nível IV, além de Alagoas, Mato Grosso, Rondônia e Sergipe. Para obter a certificação máxima, o Iprev-DF passou por uma auditoria em que foram avaliadas 24 ações em três pilares: controles internos, governança corporativa e educação previdenciária.
“Esta certificação idealizada e outorgada pelo Ministério da Previdência é mais do que um selo técnico de qualificação, é o reconhecimento de que o Iprev-DF apresenta alto grau de maturidade nos pilares da governança, gestão de riscos, controles internos e transparência institucional”, destaca a diretora-presidente do Iprev-DF, Raquel Galvão.

“Somos agora parte de um seleto grupo de entes federativos que, de forma efetiva, demonstram e evidenciam boas práticas para a governança da previdência pública, preservando princípios essenciais com responsabilidade, eficiência, na incansável busca de bons resultados para garantir a sustentabilidade do sistema para os segurados e sociedade como um todo”, acrescenta.

“Essa conquista reafirma o nosso compromisso com a qualidade no atendimento, com a preservação do equilíbrio financeiro e atuarial e com o respeito ao nosso maior patrimônio: a vida de nossos beneficiários”

Raquel Galvão
diretora-presidente do Iprev-DF

“Essa conquista reafirma o nosso compromisso com a qualidade no atendimento, com a preservação do equilíbrio financeiro e atuarial e com o respeito ao nosso maior patrimônio: a vida de nossos beneficiários. Vamos continuar atuando com ética, responsabilidade e integridade para garantir um futuro previdenciário justo e exequível, estimulando a confiabilidade de todos os servidores do DF”, completa Raquel Galvão.

A diretora de Governança, Projetos e Compliance do Iprev-DF, Sylvia Neves Alves, que acompanhou todo o processo, pontua: “A certificação no nível IV do Pró-gestão RPPS representa um reconhecimento importante para o Iprev-DF, pois reflete o nosso compromisso com a excelência, a transparência e as boas práticas na gestão previdenciária. Essa conquista mostra que estamos no caminho certo, adotando as melhores práticas de governança e reforçando a confiança dos nossos segurados e da sociedade no trabalho que fazemos”.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...