Integrantes do MPDFT participam de treinamento dos novos conselheiros tutelares

Capacitação é parte do processo seletivo, que foi fiscalizado pelo Ministério Público em todas as etapas

Teve início, nesta segunda-feira, 6 de novembro, o curso de formação dos novos conselheiros tutelares. A atividade, que é uma das quatro etapas do processo de seleção, vai até 20 de novembro e terá a participação de integrantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) como capacitadores.

Na terça-feira, 7 de novembro, os promotores de justiça Luisa de Marillac e Renato Bianchini trataram do tema “acolhimento institucional, emergencial e família acolhedora”. Em 13 de novembro, será a vez das promotoras de justiça Liz-Elainne Mendes e Luisa de Marillac falarem aos novos conselheiros tutelares sobre “meninas e meninos em situação de rua e suas famílias: a proteção dos conselhos tutelares”.

A participação do MPDFT no curso será concluída em 14 de novembro, com o tema “questões de diversidades sexual e de gênero afetas a crianças e adolescentes: o papel do conselho tutelar”. As capacitadoras serão as promotoras de justiça Rosana Viegas, Liz-Elainne Mendes e Luisa de Marillac.

Fiscalização

É atribuição do Ministério Público fiscalizar todas as fases do processo seletivo para conselheiro tutelar, que é realizado em quatro etapas. Após a prova de conhecimentos específicos, a análise documental e a eleição, organizada com apoio da Justiça Eleitoral, os candidatos eleitos passarão pela última fase, que é o curso de formação.

As eleições ocorreram em 1º de outubro em todo o Brasil. No Distrito Federal, concorreram ao voto popular 1.253 candidatos, dentro os quais foram eleitos 220 titulares e 440 suplentes para os 44 conselhos tutelares locais. A posse dos escolhidos será em 10 de janeiro de 2024.

FonteMPDFT

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou...

Destaques

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

Celina Leão troca ofensas por fatos para rebater postura de Lula ao se manifestar sobre escândalo do BRB

Por Kleber Karpov Na mesma Região Administrativa (RA), em que...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...