18.5 C
Brasília
05 dez 2025 06:08

IGESDF realiza 504 mil atendimentos nutricionais na pandemia  

Dia do Nutricionista é comemorado com outra marca expressiva: 8.600 refeições são servidas na rede de saúde administrada pelo instituto

Por Thaís Umbelino/Ascom IGESDF

Em 18 meses de pandemia, o Hospital de Base (HBDF) e o Hospital Regional de Santa Maria realizaram 504 mil atendimentos nutricionais entre março de 2020 e agosto de 2021, em média 28 mil procedimentos por mês. Com essa marca, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGESDF), que administra essas unidades, prestou homenagem ao Dia do Nutricionista, comemorado nesta terça-feira (31). O balanço foi apresentado pelas nutricionistas Luciana Barros Almeida Rocha e Sarah Viegas, respectivamente chefes do Serviço de Nutrição do HBDF e do HRSM. 

No Hospital de Base, segundo Luciana Rocha, desde o início da pandemia foram realizados 270 mil atendimentos nutricionais, com média de 15 mil procedimentos por mês, trabalho executado por 36 nutricionistas. Já o Hospital de Santa Maria realizou no mesmo período 234 mil atendimentos, registrando a média de 13 mil procedimentos por mês, feitos pela equipe de 23 nutricionistas, conforme Sarah Viegas. 

O Serviço de Nutrição desses hospitais oferece as seis etapas essenciais para a recuperação nutricional dos pacientes: triagem, avaliação, diagnóstico, intervenção, monitoramento dos resultados e reavaliação. O atendimento, porém, é prolongado mesmo depois que o paciente ganha alta nutricional. Neste caso, ele recebe a relação de alimentos da dieta que deverá seguir após a alta e ainda passa a ter acompanhamento nutricional nos Ambulatórios desses hospitais.

“Estamos mantendo essa rotina desde o início da pandemia”, destacou Luciana Barros Almeida Rocha. “Mesmo diante do risco da covid-19, não paramos em nenhum momento de atender pacientes internados”, acrescentou Sarah Viegas. Para elas, o alto número de procedimentos nutricionais realizado nesse período reflete a dedicação dos profissionais em lutar para salvar vidas.  

Produção de refeição  

A equipe de nutrição do IGESDF tem outra importante missão: fiscalizar a qualidade das refeições produzidas e servidas por empresa terceira aos dois hospitais e às seis UPAs administradas pelo instituto. Por dia as unidades são abastecidas com cerca de 8.600 refeições, sendo 5.000 distribuídas para o Hospital de Base, 2.400 para Santa Maria e  1.200 para as seis UPAs.

“As refeições são preparadas durante 24 horas e em todos os dias”, informou a chefe do Núcleo de Nutrição e Produção, Ana Cecília Nunes da Silva, que comanda a fiscalização da alimentação destinada ao Hospital de Base. Segundo ela, rigorosos padrões sanitários devem ser seguidos para garantir a qualidade do alimento e evitar desperdício. “Para isso, acompanhamos de perto todo o processo produtivo”, garante. 

Um batalhão de 64 técnicos em nutrição atua em todas as fases do atendimento nutricional da rede do IGESDF. Um grupo fiscaliza a qualidade da produção das refeições, outro na distribuição dos pratos e ainda há equipes que prescrevem a alimentação de acordo com o quadro clínico de cada paciente.    

“Além disso, há nutricionistas responsáveis por elaborar o cardápio”, ressaltou Niedja Bartira Rocha Nogueira, gerente multiprofissional do HB. Segundo ela, as refeições são padronizadas para atender ao maior número de pacientes, mas a equipe de nutricionista procura respeitar características e peculiaridades de cada paciente. Há pacientes que, por exemplo, não podem comer determinado alimento porque a comida provoca alergia, enquanto outros recusam o prato por questões religiosas ou culturais.   

Para Juliana Siqueira, chefe de Produção do Hospital de Santa Maria, todos os procedimentos e cuidados para garantir a qualidade das refeições são importantes, uma vez que os pratos servidos também ajudam a salvar vidas.  

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...