Por Kleber Karpov
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) iniciou, nesta segunda-feira (08/Dez), um projeto piloto de capacitação para colaboradores. A iniciativa, promovida pela Ouvidoria e Corregedoria no Hospital de Base, visa garantir o uso correto dos canais de denúncia, fortalecer a segurança institucional e evitar falhas no registro e na apuração de manifestações. O treinamento busca padronizar o fluxo de informações, combatendo o uso de canais indevidos, como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o sistema MV.
Canais inadequados
Nathalia Pina, coordenadora de Transparência e Ouvidoria do IGESDF, afirmou que o registro inadequado tem dificultado a correta apuração dos fatos. A falha provoca retrabalho e atrasos no andamento dos processos internos.
“Observamos um número significativo de denúncias recebidas por canais indevidos, como processo do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) ou até pelo sistema MV, que não tem essa finalidade”, disse Nathalia Pina.
O treinamento enfatiza que todas as manifestações devem ser registradas exclusivamente no Participa DF. O sistema é a plataforma oficial do Governo do Distrito Federal e assegura maior segurança, rastreabilidade e transparência nos processos de investigação.
Denúncia responsável
Para garantir que a Ouvidoria possa atuar, os colaboradores foram orientados sobre os elementos mínimos que devem constar em uma denúncia. Eles incluem a identificação do denunciado, um relato claro dos fatos, data, horário e local da ocorrência. É obrigatório que o registro contenha provas ou indícios que deem suporte à manifestação.
A coordenadora da Corregedoria do IGESDF, Danielle Lontra, alertou sobre a importância de diferenciar denúncias legítimas de casos de denuncismo. O uso inadequado do instrumento pode gerar impactos graves para quem é acusado injustamente. “O objetivo é estimular denúncias responsáveis, qualificadas e fundamentadas, que fortaleçam a ética, a transparência e a justiça institucional”, explicou.
O projeto piloto começou com a Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep) e deve ser expandido para outras áreas ao longo de 2026. A expectativa é que o treinamento ajude a garantir que as informações trazidas pelos cidadãos sejam tratadas de forma padronizada.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










