19.5 C
Brasília
29 jan 2026 04:40

Ibaneis Rocha autoriza elaboração de projeto para construção do Hospital de São Sebastião

Unidade será referência pediátrica na Região Leste de Saúde, com investimento de R$ 165,9 milhões

Por Kleber Karpov

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) autorizou, nesta quarta-feira (28/Jan), o início da elaboração do projeto básico e executivo para a construção do Hospital Regional de São Sebastião (HRSS). A unidade de saúde deve ser erguida na Área Especial 5, no Alto Mangueiral, após aprovação da unidade, a ser projetada pela  Porto Belo Engenharia e Comércio Ltda antes da obra ser licitada e executada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). A expectativa é que o HRSS seja referência pediátrica na Região Leste de Saúde, que deve receber um investimento total previsto de R$ 165.9 milhões.

A Porto Belo Engenharia, vencedora da licitação da produção arquitetônica, conta com prazo de aproximadamente 12 meses para a conclusão dos projeto, compreende a elaboração dos execução dos projetos básico e executivo.Após finalização e aprovação dos estudos, as obras de construção da unidade de saúde começam a ser efetivamente iniciadas.

Investimento em Saúde

Ibaneis Rocha: “A gente vem dando uma atenção muito importante a essa área da saúde. Estamos fazendo um trabalho na saúde, reformando e construindo diversas unidades”. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Durante o anúncio do início dos projetos, Rocha lembrou que o HSS, se soma a outos dois hospitais, do Guará e do Recanto das Emas, de modo a aumentar a oferta de acesso à saúde pública população do DF. “Nós lançamos, desde o ano passado, o projeto de três hospitais a mais: um no Recanto das Emas, que é o que está em fase mais adiantada; o do Guará, que deve começar a parte das estruturas no mês de março; e esse aqui de São Sebastião”, ressaltou Ibaneis Rocha.

O emedebista lembrou o empenho do governo em ofertar mais acesso à saúde, uma vez que a capital do país está há 16 anos sem receber novos hospitais públicos. “A gente vem dando uma atenção muito importante a essa área da saúde. O último hospital construído em Brasília tem aproximadamente 16 anos, e não se tinha mais notícia. Mas nós estamos fazendo um trabalho na saúde, reformando e construindo diversas unidades.”, concluiu.

Nesse ano, o DF deve registrar um crescimento populacional de 17,1%, de aproximadamente 3 milhões de pessoas, se comparado aos 2,57 milhões registrados em 2010, segundo dados de estimativas e de censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Rocha enfatizou também que os investimentos do GDF na área da saúde, ao referenciar a reforma de diversas unidades, a reconstrução e ampliação de hospitais, e a previsão de entrega de mais sete Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em diferentes cidades do Distrito Federal ao longo deste ano. Ele afirmou que, apesar do acréscimo de custo, o investimento em saúde é prioritário.

Execução de projeto e obra

Projeto do Hospital Regional de São Sebastião, que ofertará 14 serviços essenciais à população da região. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

De acordo com o presidente da Novacap, Fernando Leite, o empreendimento adota o modelo de contratação integrada, conhecido como Regime Diferenciado de Contratações (RDC). O formato permite a licitação conjunta do projeto e da obra, de modo a unificar o processo de contratação.

“Hoje o governador autoriza a fase do projeto, que dura cerca de 12 meses, e na sequência a mesma empresa começa a obra. Depois dos estudos prontos e dos projetos aprovados, aí, de fato, começa a construção”, explicou Fernando Leite.

Impacto social

O HRSS deve ser erguido em ponto estratégico, próximo à entrada da cidade, na descida do Morro da Cruz. Concluída as obras, a unidade tem previsão de ofertar, inicialmente, 14 serviços essenciais, para atender usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), na Região Administrativa e regiões periféricas. O hospital deve contar com 100 leitos, dessesm 60 para adultos, 30 pediátricos, além de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Esta é uma área com grande crescimento populacional, onde muitos moradores ainda precisam se deslocar para outras regiões em busca de atendimento hospitalar. Com o novo hospital, esses serviços passam a estar mais próximos da população, ampliando o acesso e reduzindo deslocamentos”, destacou Valmir Lemos, secretário-executivo de Gestão Administrativa da Secretaria de Saúde (SES-DF).

Expectativa

Para a moradora de São Sebastião, a gerente de loja, Silésia Braga, 47 anos, a expectativa é grande e deve suprir uma necessidade da Região Administrativa. “Essa obra é muito importante para toda a comunidade. São Sebastião necessita desse hospital, e a gente está com muita esperança de que ele saia o quanto antes.”, disse.

Silésia Braga observou ainda outro fator de impacto sócio econômico da cidade. a valorização do imóvel com a instalação do equipamento público “Vai valorizar bastante o meu imóvel, já que ele está ao lado de onde a unidade será construída. A gente vai estar de frente para um hospital que atende a população, e a chegada dele pode trazer pavimentação e outras melhorias aqui para a nossa rua”, destacou Silésia Braga.

“Essa é uma obra que tem um impacto social muito grande. São Sebastião é uma cidade que não tem hospital e tem uma população juvenil e infantil muito grande. Esse hospital vai ser referência, principalmente na pediatria”, declarou Roberto Medeiros Santos, administrador regional de São Sebastião. Ele complementou que a construção atende a uma demanda histórica de mais de 30 anos para os 160 mil habitantes da região, considerando-a a maior obra social da história de São Sebastião.

Melhorias urbanas

O projeto do hospital inclui, ainda, intervenções no entorno da unidade para assegurar a acessibilidade nas vias de acesso. Benfeitorias como a duplicação de avenidas e pistas serão realizadas para otimizar o fluxo e facilitar a chegada de moradores e visitantes ao local, conforme informado pelo administrador regional.

“Com o novo hospital, os serviços passam a estar mais próximos da população, ampliando o acesso e reduzindo deslocamentos”, disse o secretário-executivo de Gestão Administrativa da SES-DF, Valmir Lemos.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

Por Kleber Karpov O governo federal projeta realizar a entrega,...

Prazo para adesão ao Refis-N termina em fevereiro de 2026

Por Kleber Karpov O Programa de Incentivo de Regularização de...

Nova regra na conta de luz pode beneficiar 66 mil famílias no DF

Por Kleber Karpov Novas regras do Desconto Social na conta...

DF recebe 50 mil doses de vacinas contra a febre amarela

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Destaques

Hospital Cidade do Sol cria comissão de ética de enfermagem e fortalece segurança do paciente

Por Kleber Karpov O Hospital Cidade do Sol (HSol), unidade...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

Por Kleber Karpov O governo federal projeta realizar a entrega,...

Prazo para adesão ao Refis-N termina em fevereiro de 2026

Por Kleber Karpov O Programa de Incentivo de Regularização de...

Nova regra na conta de luz pode beneficiar 66 mil famílias no DF

Por Kleber Karpov Novas regras do Desconto Social na conta...