18.5 C
Brasília
05 dez 2025 04:07

Hospital de Samambaia começa a operar por videolaparoscopia

Por Josiane Canterle

O Hospital Regional de Samambaia (HRSam) começa a realizar, a partir desta terça-feira (20), cirurgia de retirada da vesícula (colecistectomia) com auxílio de equipamento de vídeo (videolaparoscopia). Com esse procedimento, menos invasivo, o paciente tem alta na metade do tempo em relação à cirurgia aberta, entre outros benefícios.

Esta é mais uma ação do SOS DF Saúde no intuito de diminuir as filas de espera das cirurgias eletivas e proporcionar maior qualidade de vida à população do Distrito Federal.

“A lavadora chegou no ano passado e conseguimos instalar agora. Outro empecilho era a autoclave do hospital, pequena e antiga, não apropriada para a higienização dos materiais. Então, fizemos uma parceria com o Hospital Regional de Taguatinga para usar a autoclave deste hospital, resolvendo, momentaneamente, nossa dificuldade para conseguirmos realizar as cirurgias”, esclarece o diretor do hospital, Luciano Almeida.

Primeira Cirurgia

A primeira cirurgia está marcada para amanhã (26), a partir das 8h. O paciente será chamado da fila de espera das cirurgias eletivas de vesícula. Esse procedimento já é realizado no HRSam com a técnica aberta. Agora, poderá ser feita por videolaparoscopia.

Na maioria das vezes, a colecistectomia torna-se necessária pela formação de cálculos no interior da vesícula. Esses cálculos podem obstruir os canais de drenagem da bile, provocando crises dolorosas muito intensas.

Segundo o diretor do hospital, uma das médicas mais empenhadas em colocar em uso o equipamento é a gerente de Assistência Cirúrgica, Sarah Xavier da Silva. Cirurgiã geral, às vésperas do primeiro procedimento, Sarah diz que o sentimento é de missão cumprida:  “Tenho certeza de que os pacientes terão um tratamento e uma medicina de excelência, além de saber que estamos sempre aperfeiçoando e buscando o melhor para nossa comunidade, com as melhores técnicas para atendermos à população que tanto necessita”.

Nesse primeiro momento, o equipamento será utilizado apenas para a retirada de vesícula. Mas, futuramente, o serviço será ampliado para herniorrafia (retirada de hérnia abdominal) e outras cirurgias realizadas no Centro de Referência em Cirurgia do HRSam.

Benefícios

A cirurgia por vídeo traz muitos benefícios ao paciente. Como o procedimento é menos invasivo, o sangramento é quase inexistente, pois os cortes são bem pequenos, o que faz com que o paciente sinta menos dor. O tempo de internação é de 24 horas, em média, e reflete no menor risco pós-cirúrgico, evitando exposição a bactérias resistentes. A recuperação é mais rápida e o retorno às atividades do dia-a-dia acontece na metade do tempo em relação à cirurgia aberta.

O paciente operado pela via laparoscópica fica menos tempo internado e o giro de leitos é maior, aumentando a capacidade de atendimento do hospital, diminuindo a fila e o tempo de espera das cirurgias eletivas.

Fonte: Agência Saúde

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

HRSM inaugura tomógrafo de última geração para agilizar diagnósticos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...