18.5 C
Brasília
05 dez 2025 04:12

Hospitais do DF terão segurança reforçada pela Polícia Militar

A criação de um aplicativo está prevista para o início de 2022. A expectativa é que as unidades de saúde passem por uma análise a partir da próxima semana para a identificação das principais demandas

O Chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal do Distrito Federal, Coronel Naime participou da coletiva de imprensa da Secretaria de Saúde, nesta quinta-feira (04/11) e explicou o planejamento de apoio à Secretaria de Saúde, nas unidades hospitalares do DF, por meio do Programa Saúde Segura, que terá como base, três pilares: prevenção, manutenção e pronta-resposta.

O secretário de Saúde, general Pafiadache, explicou que as unidades de atendimento já contam com o apoio da Polícia Militar, mas que o “Saúde Segura” irá reforçar a assistência.  Segundo o gestor da pasta, não há um número expressivo de problemas com a segurança dentro das unidades hospitalares. Apenas 4 ou 5 incidentes de pacientes exaltados. “Não é um número significativo, que a gente possa achar que está havendo uma grande briga entre pacientes. Mas, já despertaram em nós uma necessidade de fazer uma proteção para evitar qualquer dificuldade maior”, afirmou o secretário.

O Coronel Naime destacou a importância de oferecer sensação de segurança para a população, especificamente nos arredores dos hospitais. O militar lembrou, também que a pandemia em si, aumentou a sensação de insegurança das pessoas e, que, por isso, a presença da Polícia nesses ambientes é fundamental para a manutenção da tranquilidade de servidores e pacientes. Além disso, a própria revitalização, se for necessária, por exemplo, nos estacionamentos desses locais, será significativa.

“Fazemos a análise ambiental e vemos o que pode ser feito. Às vezes, o problema é falta de iluminação, poda de árvores. Aí fazemos o encaminhamento para as áreas competentes”, disse. De acordo com o coronel, o foco do reforço da segurança será no atendimento de emergência às demandas e na segurança externa como: estacionamentos e pontos de ônibus das unidades de saúde.

“As manchas criminais registradas são roubos em veículos e pequenos furtos. Não tem lesão corporal. Os crimes ocorrem mais nas adjacências dos hospitais”, afirmou. A expectativa é que as unidades de saúde passem por uma análise a partir da próxima semana para a identificação das principais demandas.

Aplicativo

A pronta resposta que o programa dará a servidores e pacientes se refere à criação de grupos em WhatsApp, incluindo dirigentes dos hospitais e membros do batalhão da cidade para que, em caso de qualquer ocorrência, não seja necessário que a unidade entre na fila de espera do 190. A criação de um aplicativo está prevista para o início de 2022. A intenção é agilizar, ainda mais os atendimentos de emergência. “O aplicativo terá o cadastro de cada ponto de saúde e funcionará como um botão do pânico, onde um e-mail será encaminhado com a localização do chamado”, disse, o coronel.

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

HRSM inaugura tomógrafo de última geração para agilizar diagnósticos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...