HMIB recebe sessão solene da Câmara Legislativa do DF em comemoração aos 53 anos do hospital

Jorge Vianna ressaltou necessidade dos servidores resgatarem valorização dos servidores públicos da saúde

Por Kleber Karpov

Na manhã de quinta-feira (28), a Câmara Legislativa do DF (CLDF), realizou uma sessão solene no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), em comemoração ao aniversário de 53 anos da unidade. O evento foi conduzido pelo deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), que homenageou os servidores e autoridades com moção de louvor pelos relevantes serviços prestados à população do DF.

Compuseram a mesa, a diretora de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Marina da Silveira Araújo, os diretores Geral do HMIB, Rodolfo Alves Paulo de Souza e administrativa, Gláucia Marina Menezes da Silveira, em representação ao vice-governador do DF, Paco Brito, o Severino Moreira Dantas.

Valorização dos servidores

Durante a fala, Vianna lembrou o impacto da desvalorização dos profissionais de saúde, em contraponto ao Judiciário e as forças de segurança. O deputado observou ainda as críticas por parte da população aos servidores, dado a desmotivação que esses trabalhadores adquiriram ao longo do tempo, e a necessidade de se promover o resgate da valorização dessas categorias.

“Pedi para que o governador tenha o cuidado de dar os reajustes da segurança pública mas não esquecer os servidores da saúde, da educação pois o Fundo Constitucional [do DF] ele paga a segurança pública mas também a educação e a saúde.”, disse.

Vianna também ratificou o pagamento da incorporação da Gratificação de Atividade Técnico-Administrativo (Gata) para o início do próximo ano. “Nível médio, foi a única que então teve a incorporação da gratificação, então temos que fazer justiça. Peço a compreensão dos colegas das demais categorias é que estamos reparando esse erro para que fiquemos todos iguais e a partir de março comecemos a tratar dos reajustes de todo mundo.”, disse.

Souza explicou que o HMIB, atualmente com 1.900 servidores, que chegou a ser associada a uma região, atualmente, atua com um portfólio diferenciado de atendimentos na assistência à saúde, a exemplo da reprodução humana, único no DF pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou ainda a medicina fetal e sub-serviços da neonatologia.

Marina da Silveira, por sua vez, fez um comparativo entre as demandas de serviço do o Hospital Maternidade Sofia Feldman, em Belo Horizonte (MG), com atendimento pelo SUS, onde esteve no dia anterior, com o HMIB. Segundo a diretora de Atenção à Saúde, o Sofia Feldman oferece serviço de excelência, porém, o volume de atendimentos do HMIB supera em muito a unidade de Minas Gerais.

“O nosso ensino, a quantidade de residentes, o nosso serviço é muito maior que o serviço deles.”, disse ao sugerir que “o Ministério da Saúde faça o inverso, também para que eles possam ver a grandiosidade do nosso serviço aqui.”

A diretora administrativa do HMIB agradeceu o empenho de servidores, gestores e dos parlamentares em relação ao atendimento das demandas do hospital, a exemplo do direcionamento de recursos por intermédio do Programa de Descentralização Progressiva de Ações de Saúde (PDPAS).

Fonte: Jorge Vianna

IGESDF abre seleção para cinco áreas com salários de até R$ 16 mil

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Elieções 2026: TSE faz semana de ações para mostrar funcionamento da urna eletrônica

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove nesta...

PT oficializa candidatura de Lula à Presidência

Por Kleber Karpov O Partido dos Trabalhadores (PT) formalizou, em...

Amamentação reduz risco de doença cardíaca na mãe

Por Kleber Karpov A amamentação reduz em cerca de 11%...

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

Destaques

Praça do Relógio, em Taguatinga, receberá unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para doação de sangue...

IGESDF abre seleção para cinco áreas com salários de até R$ 16 mil

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Elieções 2026: TSE faz semana de ações para mostrar funcionamento da urna eletrônica

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove nesta...

Terceira edição da Campanha Vote pelo SUS será lançada na próxima quarta (5) em Brasília

Por Kleber Karpov O Fórum Direito Humano à Saúde (Fórum...

PT oficializa candidatura de Lula à Presidência

Por Kleber Karpov O Partido dos Trabalhadores (PT) formalizou, em...