Por Kleber Karpov
O deputado distrital Hermeto (MDB) defendeu publicamente a atuação da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), na segunda-feira (16/Fev), após registro de tumulto em evento carnavalesco. O parlamentar reagiu à repercussão de abordagem que resultou na prisão de coordenadora de bloco e gerou atrito entre agentes e um congressista presente no local.
A confusão teve início durante policiamento preventivo em área festiva da capital. Segundo registros da ocorrência, policiais detiveram uma mulher responsável pela organização do evento, o que motivou protestos de populares e a intervenção de um parlamentar. O episódio escalou com discussões verbais entre a autoridade legislativa e os militares responsáveis pela custódia da detida.
Hermeto afirmou que a análise dos fatos deve ocorrer com responsabilidade técnica. O distrital ressaltou que o controle da ordem pública em eventos de massa exige decisões imediatas dos agentes. Para o deputado, o trabalho dos profissionais de segurança visa garantir a integridade física dos foliões e deve ter respaldo institucional.
Hierarquia em ocorrências
O parlamentar pontuou que a autoridade de campo deve ser preservada durante o exercício do dever legal. Segundo ele, intervenções externas podem prejudicar a segurança coletiva e a eficácia das prisões em flagrante ou abordagens de rotina.
“Em uma ocorrência, a autoridade máxima é a polícia que está ali cumprindo seu dever. O papel dos agentes é garantir a ordem e a segurança de todos, e isso precisa ser respeitado para que o trabalho aconteça com responsabilidade e tranquilidade”, disse Hermeto.
Valorização da categoria
Policial militar da reserva, o deputado declarou que não deve permitir a desvalorização da categoria por causa de episódios isolados. Ele defendeu que apurações sobre condutas devem ocorrer pelos meios legais da corporação, sem julgamentos prévios por parte de atores políticos ou da sociedade civil.
O deputado destacou que o Distrito Federal demanda policiamento ostensivo forte. Hermeto reiterou que manterá o acompanhamento do caso junto aos comandos da PMDF. O foco deve ser a manutenção do respeito aos homens e mulheres de farda que atuam na linha de frente da segurança pública.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










