18.5 C
Brasília
05 dez 2025 06:11

Grupo Mulheres do Brasil comemora 10 anos reforçando a luta pela representatividade feminina na sociedade

Com mais de 119 mil participantes, movimento é o maior grupo político suprapartidário do país

Por Susana de Souza

O Grupo Mulheres do Brasil, presidido pela empresária Luiza Helena Trajano e conduzido pela CEO Alexandra Segantin, está completando 10 anos de atuação, atingindo a marca de mais de 119 mil mulheres inscritas, um número de voluntárias que tem se multiplicado diariamente com seus 154 núcleos nacionais e internacionais, sendo 116 no Brasil e 39 no exterior, representando 22 países, cobrindo todos os continentes do mundo.

Trata-se de um movimento suprapartidário fundado em 2013, com o objetivo de estimular a participação feminina em todos os espaços de poder que envolvam a tomada de decisões em prol do desenvolvimento do Brasil. Suas integrantes são mulheres de diferentes segmentos, classes sociais, origens e profissões, que trabalham por uma sociedade mais justa, menos violenta e com igualdade de oportunidades para todas, todos e todes.

Alexandra Segantin, CEO do Grupo Mulheres do Brasil – Crédito: Divulgação

“O Grupo Mulheres do Brasil tem sido uma referência importante para o movimento feminista no país, promovendo ações concretas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para as mulheres”, afirma Alexandra Segantin.

Ao longo desses 10 anos, o Grupo tem deixado seu legado social e um impacto de transformação, com incontáveis iniciativas e conquistas, como, por exemplo, o Movimento Unidos pela Vacina, que facilitou a logística de acesso das vacinas contra covid-19 em âmbito nacional e, posteriormente, possibilitou um trabalho mais específico em vacinação nos estados do Amapá, Maranhão e Acre.

Entre as inúmeras ações, destacam-se o Fundo Dona de Mim – programa de microcrédito para empreendedoras invisibilizadas em comunidades, que já contemplou mais de 3 mil mulheres – de 21 estados e 168 cidades do país –, em situação de vulnerabilidade social com empréstimos de R$2.000,00 e R$3.000,00.

Vale destacar o importante alcance das cartilhas sobre Combate à Violência Contra a Mulher, com conteúdo de conscientização e informações essenciais para que as mulheres que se encontram nesta situação saiam do ciclo de violência. O Programa Aceleradora de Carreiras, voltado para mulheres pretas e pardas, em sua 13ª. edição, já impulsionou de maneira rápida e consistente a trajetória profissional de centenas de participantes.

“Como é essencial, trabalhamos para que haja políticas públicas inclusivas e diversas. Neste sentido, nos orgulhamos, entre tantas conquistas, pelo nosso trabalho de Advocacy, desenvolvido desde início do Grupo, que lutou por igualdade de salários entre homens e mulheres, resultando na sanção, pelo atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, do Projeto de Lei n° 1.085, que garante a igualdade salarial, e também pela recente aprovação na Câmara dos Deputados das cotas para mulheres nos conselhos administrativos”, complementa Alexandra.

Luiza Helena Trajano durante reunião do Grupo Mulheres do Brasil – Crédito: Angela Rezé

Luiza Helena Trajano reforça a natureza política do Grupo, suprapartidário, sem qualquer vínculo partidário. “Somos atualmente o maior grupo político suprapartidário do país! Isso significa que não estamos vinculadas a nenhum partido político, mas somos políticas sim, porque nos engajamos em pautas que são caras à sociedade. Completamos 10 anos com uma atuação forte no Brasil e no mundo, com mais de 100 mil mulheres unidas e engajadas em um mesmo propósito, que é o anseio por um país e um mundo mais justo e igualitário. Somente com a união da sociedade civil é que podemos fazer essa transformação”, afirma a presidente do Grupo Mulheres do Brasil.

Para os anos vindouros, o Grupo Mulheres do Brasil atua com a expectativa de avanços sociais que permitam um país com mais justiça social, equidade e diversidade. “Acreditamos que esse processo progride com mais mulheres nos espaços de poder e na política. Por isso, lançamos a campanha #PulaPra50, para, unidas a diversos movimentos políticos e sociais, alcançarmos 50% das cadeiras do legislativo”, conclui Alexandra Segantin.

Comemoração dos 10 anos terá programa especial nos estúdios da Globo

Para celebrar esse importante marco na história, o Grupo Mulheres do Brasil realizará um programa especial, ao vivo, apresentado por Luiza Helena Trajano, pela jornalista Maria Beltrão e convidados, direto dos estúdios da Globo, na próxima segunda-feira, dia 25 de setembro, às 14h30, transmitido pelo Globoplay e no canal do YouTube do Grupo. Ainda como parte das comemorações, serão veiculadas, no mesmo dia, mensagens alusivas ao tema nos principais veículos de comunicação do país, apoiadores e parceiros da ação.

Segundo Alice Coutinho, idealizadora da ação, empresária e vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil, o programa pretende contar a história desse movimento que vem transformando a vida de milhares de mulheres pelo mundo, incluindo entrevistas e depoimentos de participantes. “Para contar sobre os inúmeros projetos incríveis que o Grupo acolhe e transforma, aproveitando a melhor competência de cada mulher, criamos esse lindo programa para que a população brasileira e a comunidade internacional conheçam estejam juntas para construirmos um mundo melhor para todos”, enfatiza a executiva.

Ficha Técnica:

 

Campanha 10 Anos

Criação: Agência Pátria

Design: Alberto Nagy

Produtora de som: Ritmika

Música: Flávia Saolli

 

 

Programa Especial de 10 Anos

Apresentação: Luiza Helena Trajano e Maria Beltrão

Direção Geral: Marcos Henrique Muniz

Estúdios: Rede Globo

Transmissão: Globoplay e Youtube

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...