Por Kleber Karpov
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, atingiu a marca de 204 cozinhas inauguradas nos últimos três anos com o programa Cozinhalimento. O projeto deve ter um investimento total de R$ 18 milhões. A iniciativa leva segurança alimentar, capacitação técnica e oportunidades de renda a mais de 29 mil pessoas em todas as regiões do estado. Desde a sua criação inicial, o programa já implementou 258 cozinhas.
A entrega da 204ª unidade ocorreu no município de Tarabai, na região Oeste do estado. As cozinhas são implantadas em parceria com as prefeituras e com a necessária contrapartida local. O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, ressaltou o impacto social do projeto.

“O Cozinhalimento tem um poder transformador na vida da população do interior. Cada cozinha entregue significa oportunidades para quem quer empreender e valorização das pessoas”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.
O prefeito de Tarabai, Rubens Pinaffi Júnior, destacou que a unidade deve gerar renda e fomentar o empreendedorismo. “Estamos investindo em parcerias para fortalecer o município, e essa nova unidade do Cozinhalimento é um marco para a cidade de Tarabai, porque vai gerar renda e fomentar o empreendedorismo na cidade”, concluiu Rubens Pinaffi Júnior.
Formação técnica e expansão móvel
As unidades fixas do programa contam com a infraestrutura e os equipamentos necessários para os treinamentos. Os itens devem incluir geladeira industrial, freezer e fogões para as aulas práticas. A iniciativa já capacitou mais de 29 mil pessoas em três anos. A formação técnica deve se concentrar em boas práticas alimentares e empreendedorismo, com foco em mulheres, líderes comunitários, pequenos produtores e entidades sociais.
O programa deve contar também com uma frente itinerante, a Carreta Cozinhalimento. Lançada na última semana no município de Cajamar, a carreta é uma extensão das unidades fixas. O investimento estadual na estrutura móvel deve ser de R$ 3,3 milhões.
A estrutura móvel deve percorrer o perímetro urbano da Região Metropolitana de São Paulo. Ela deve oferecer treinamentos e atividades práticas com foco na segurança alimentar, na inclusão produtiva e no combate ao desperdício. O veículo deve estacionar em Franco da Rocha na próxima segunda-feira (17/Nov). A meta do governo é capacitar 25 mil pessoas com essa estrutura móvel até o fim de 2025.
O Secretário Guilherme Piai resumiu o propósito da iniciativa. “A carreta é uma extensão da nossa política de segurança alimentar. É São Paulo indo ao encontro das pessoas. A comida aproxima, acolhe, ensina, e é com ela que estamos gerando oportunidades”, resumiu Piai.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










