18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:04

Governador do DF diz que gestão de hospitais por OS em Goiás é um modelo bem sucedido

O governador Rodrigo Rollemberg e cinco deputados do Distrito Federal visitaram nesta sexta-feira, dia 04, três hospitais goianos administrados por Organizações Sociais (OSs). O objetivo da visita foi buscar informações sobre o modelo de gestão hospitalar por OSs e os resultados obtidos com a sua implantação em Goiás.

Pela manhã, a comitiva foi recepcionada pelo governador Marconi Perillo e pelo secretário da Saúde, Leonardo Vilela, no Hospital de Urgências Governador Otávio Laje de Siqueira (Hugol). Também estiveram presentes: o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Helio de Sousa, e o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado, Lauro Machado. Do Hugol, os visitantes seguiram para o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer). À tarde, eles visitaram também o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e o Conecta SUS, na sede da SES-GO.

Durante a visita, o governador Marconi Perillo disse à comitiva que o modelo de gestão permitiu a humanização do atendimento e ampliações no sistema de saúde do Estado. “Vamos ter em Goiás uma rede de dez hospitais de urgências. Até o final deste mandato, vamos concluir mais quatro hospitais de urgências, três no entorno de Brasília. Isso certamente transformará o Estado em uma referência na área de Saúde.”

Segundo Leonardo Vilela, neste ano essa é a 13ª comitiva de gestores de outros Estados que visitam Goiás com o objetivo de conhecer as unidades de saúde geridas por Organizações Sociais. “Esta é uma experiência que deu certo em Goiás e em outras unidades da Federação, como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, mas cada estado tem uma realidade. Nós, por exemplo, fizemos adaptações em relação ao modelo de São Paulo, que foi pioneiro no Brasil. E o que estamos fazendo hoje é compartilhar uma experiência exitosa. Essas visitas mostram que estamos no caminho certo.”

O governador do Distrito Federal disse que ficou impressionado com as unidades que visitou. “São hospitais muito organizados. Tivemos a oportunidade de conversar com alguns pacientes e todos estavam muito satisfeitos com o atendimento. A gente percebe que é um modelo bem sucedido. É uma experiência que nós devemos adaptar no Distrito Federal.”

Rodrigo Rollemberg afirmou também que o DF já possuiu lei que permite a implementação de Organizações Sociais. “Precisamos aperfeiçoar essa lei. É importante a presença dos deputados distritais aqui para conhecerem este modelo e para que possamos fazer o que for melhor para a saúde pública do Distrito Federal.”

Já o presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Distrital, Professor Reginaldo Veras (PDT), disse que sua avaliação não é conclusiva, já que pretende buscar mais informações e conhecer outros hospitais em que o modelo de gestão foi implantado. “A primeira impressão foi boa. É uma experiência positiva, mas é difícil julgar, por ser uma análise preliminar. (…) Quero encontrar argumentos para ser contra ou defender a implantação no Distrito Federal.”

Além de Reginaldo Veras, fizeram parte da comitiva os deputados distritais: Júlio César (PRB), Rafael Prudente (PMDB), Roosevelt Vilela (PSB) e Juarezão (PRTB). Com a visita, a comitiva pôde conhecer o funcionamento do atendimento, a aplicação e a racionalização dos recursos, a regulação de pacientes, as metas estabelecidas no contrato de gestão, a contratação de recursos humanos, dentre outros aspectos. No início de outubro, o secretário de Saúde do DF, Fábio Gondim, também visitou Goiânia para conhecer as unidades hospitalares da rede estadual.

Abertura de novos leitos no Hugol
Durante a visita de Rodrigo Rollemberg e dos deputados distritais ao Hospital de Urgências Governador Otávio Laje de Siqueira, o diretor geral da unidade de saúde, Hélio Ponciano, anunciou que, no dia 11 de dezembro, 30 novos leitos de ortopedia serão disponibilizados para atendimento a pacientes. “O Hugol está atendendo com uma capacidade programada. A demanda é crescente. A procura é que nos dá parâmetros para abertura de novos leitos.”

Confira a entrevista de Rollemberg 

 

Fonte: Ascom SES-GO

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...