25.5 C
Brasília
05 dez 2025 17:29

Gondim nunca cogitou nomear Jorge Vianna para assumir subsecretaria na Secretaria de Saúde

Política Distrital publicou matéria na segunda-feira (14/Set), sobre sugestões de nomes realizadas pelo senador, Hélio José (PSD), para assumirem subsecretarias da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). As publicações levantaram uma série de especulações em relação ao nome do sindicalista, vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), Jorge Vianna, à frente da Subsecretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SUGETES) da SES-DF. Mas para o Secretário de Saúde, Fábio  Gondim, não existe essa possibilidade.

Na matéria o blog informou que o Senador indicou três nomes de servidores da SES-DF os quais considera aptos a assumirem cargos de gestão na SES-DF, dado a competência e a dedicação ao Sistema Único de Saúde (SUS): o cirurgião bariátrico, Renato Lima, para a Regional Norte;  o ex-coordenador regional de saúde de São Sebastião, odontólogo da Secretaria de Educação e médico da SES-DF, Marcus Costa, ex-candidato a deputado distrital, para a Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) ou de Vigilância Sanitária (SVS); além de Vianna para a SUGETES.

O blog mencionou ainda o parecer do secretário de Saúde, Fábio Gondim, que se manifestou aberto a receber e analisar os nomes, mas deixou claro que a base de qualquer análise no que tange às nomeações é meramente técnica. “Se tiverem perfil técnico para desempenhar tal função, podemos aproveitá-los.”, disse.

Especulações

11999999_10204342550756331_1154370853_nUma das especulações que circulam por meio do aplicativo do Whatsapp anuncia: “Informações quentíssimas. Jorge Viana tá assumindo a SUGETES – Subsecretaria de Gestão de Trabalho e Educação em Saúde. Por isso esse áudio dele infame. Isso é um furto de notícias e posso atrapalhar a ganância dele, como já o fiz para ele não assumir a Administração de Samambaia, dentre outras pretensões. Por isso que está essa polêmica de retirada do benefício das 20h. Se ele concretizar a sua posse nesse cargo, Jorge Viana termina de vender a categoria em troca de cargo. “E onde há fumaça ,há fogo”. Isto é um absurdo.”, afirma.

“Não tenho tal pretensão”

Politica Distrital conversou com Vianna, que foi enfático: “Me sinto honrado com a indicação, sobretudo vinda de um senador da República, mas no momento, isso não passa pela minha cabeça. Por ter concorrido a vaga para deputado distrital e ser o nome mais votado dentro do partido é natural que tenha recebido convite por parte do governo, já que temos o vice-governador, Renato Santana, mas em nenhum momento aceitei qualquer cargo no governo, justamente porque tenho um projeto sólido dentro da Enfermagem e tenho a categoria, em primeiro lugar.  Hoje mesmo estamos em Pernambuco em uma conferência, defendendo interesses dos profissionais de enfermagem.”

Em relação às especulações que surgem em redes sócias e grupos de Whatsppp, Vianna disse se tratar de pessoas que não têm compromisso com a saúde. “Infelizmente partem de pessoas que nunca tiveram ou têm compromisso, seja com os servidores, com a categoria ou com a coisa pública. Pelo contrário, nesse universo o  que se pode perceber é que há muita gente com interesses próprios ou escusos, que usaram uma matéria publicada pelo Blog para tentar plantar a discórdia entre a categoria.”, concluiu.

SUGETES apenas especialista em RH

Na ocasião da apuração da matéria sobre a indicação do Senador Hélio José, Política Distrital (14/Set), durante a apuração da matéria chegou a questionar Gondim, especificamente, sobre a pasta da SUGETES O Secretário de Saúde, foi muito tranquilo em reiterar o que há havia mencionado em relação a capacitação técnica para assumir vagas na SES-DF.

Para Gondim: “Vianna é um sindicalista que trava a luta dele em defesa dos servidores, é da área da enfermagem e não tem perfil técnico para assumir a SUGETES, uma vez que para a pasta ele quer um gestor com formação em Recursos Humanos.”.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...