21.5 C
Brasília
30 jan 2026 01:09

Glauber Braga é retirado à força do plenário e entidades denunciam censura à imprensa

Presidente Hugo Motta ordenou esvaziamento da sessão após deputado ocupar Mesa Diretora em protesto contra cassação

Por Kleber Karpov

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi retirado à força do plenário da Câmara dos Deputados, na tarde desta terça-feira (09/Dez), por agentes da Polícia Legislativa Federal. A ação ocorreu após o parlamentar ocupar a cadeira da presidência em protesto contra a decisão de Hugo Motta (Republicanos-PB) de pautar seu processo de cassação. A sessão foi marcada pelo corte imediato do sinal da TV Câmara e pela expulsão compulsória de jornalistas do local.

O tumulto teve início quando o presidente da Casa anunciou a inclusão de três processos de perda de mandato na ordem do dia: o de Braga, por agressão a um militante do MBL, e os de Carla Zambelli (PL-SP) e Delegado Ramagem (PL-RJ), condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Motta também pautou o projeto que visa reduzir penas de envolvidos em tramas golpistas.

Diante do anúncio, Glauber Braga sentou-se na cadeira principal da Mesa Diretora e recusou-se a sair. O parlamentar questionou a disparidade de tratamento em relação a um episódio ocorrido em agosto, quando deputados de oposição obstruíram a mesa por 48 horas sem sofrerem sanções ou retirada forçada. “Que me arranquem desta cadeira e me tirem do plenário”, disse o deputado antes da abordagem policial.

Apagão midiático

Simultaneamente à ordem de retirada do deputado, o sinal da transmissão oficial foi interrompido e os profissionais de imprensa foram retirados do plenário. A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) emitiram nota de repúdio classificando o ato como “grave censura” e relatando agressões físicas por parte de policiais legislativos contra repórteres e cinegrafistas.

As entidades cobraram explicações da presidência da Câmara sobre o impedimento do trabalho jornalístico. Segundo a nota conjunta, a medida remonta a períodos autoritários e fere o direito à informação da sociedade. Motta afirmou posteriormente que determinou a apuração de possíveis excessos na condução da retirada da imprensa.

Troca de acusações

Após ser levado para o Salão Verde com as roupas rasgadas, Braga classificou a gestão de Motta como uma “ofensiva golpista”. O deputado argumentou que a votação de sua cassação, combinada com a pauta da anistia, faz parte de um pacote para ferir liberdades democráticas e favorecer o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em resposta, Hugo Motta publicou nota oficial na qual acusa Braga de reincidência em desrespeito ao Legislativo e de utilizar táticas extremistas. “O agrupamento que se diz defensor da democracia, mas agride o funcionamento das instituições, vive da mesma lógica dos extremistas que tanto critica. Temos que proteger a democracia do grito”, afirmou Motta.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista em demanda do Piso Salarial

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

Por Kleber Karpov O governo federal projeta realizar a entrega,...

Prazo para adesão ao Refis-N termina em fevereiro de 2026

Por Kleber Karpov O Programa de Incentivo de Regularização de...

Nova regra na conta de luz pode beneficiar 66 mil famílias no DF

Por Kleber Karpov Novas regras do Desconto Social na conta...

Destaques

Sindate-DF conquista vitória na Justiça Trabalhista em demanda do Piso Salarial

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Ibaneis Rocha autoriza elaboração de projeto para construção do Hospital de São Sebastião

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB)...

Hospital Cidade do Sol cria comissão de ética de enfermagem e fortalece segurança do paciente

Por Kleber Karpov O Hospital Cidade do Sol (HSol), unidade...

Com aporte de R$ 4 milhões, FAPDF lança programa de pós-graduação

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...