Por Kleber Karpov
O Sistema Integrado de Monitoramento e Gestão do Distrito Federal (GestãoDF) evoluiu para atuar como um Data Lake Governamental. A ferramenta, que centraliza um grande volume de dados dispersos em diferentes sistemas e secretarias, deve transformar a informação bruta em inteligência administrativa, agilizando o planejamento estratégico. A nova versão do sistema se lançou nesta segunda-feira (10/Jan), em evento que se realizou na Escola de Saúde Pública do DF.
A vice-governadora Celina Leão destacou a necessidade do compartilhamento de dados para a tomada de decisões. Ela determinou que, a partir de janeiro, todos os secretários devem compartilhar as ações de suas respectivas pastas no novo GestãoDF.
“Compartilhar dados é primordial para se tomar decisões. Então, a partir de janeiro, todos os secretários deste governo vão ter que compartilhar no novo GestãoDF o que estão fazendo”, afirmou a vice-governadora. Leão enfatizou que a iniciativa reflete a era atual da tecnologia. “Estamos vivendo a terceira onda da revolução industrial, a tecnológica e da inteligência artificial (IA), e não é mais possível que uma área, como a saúde, tenha 22 programas e um não converse com outro”, argumentou.
Decisões baseadas em evidências
O novo GestãoDF deve atuar como o ponto central de integração dos dados oficiais do Distrito Federal. A tecnologia deve automatizar a cadeia de informações, permitindo o monitoramento e a análise de indicadores estratégicos em tempo real. O acesso deve ser restrito aos gestores de projetos, programas e obras, mas a previsão é que em abril a ferramenta fique à disposição também nos celulares.
A vice-governadora ressaltou a importância do dado para o planejamento de políticas públicas específicas, citando como exemplo a situação de pessoas com autismo no DF. “Vejamos a situação dos autistas no DF: como planejar algo para esse segmento se não sabemos onde eles estão, do que precisam? Como tomar decisões sem dados?”, questionou Celina Leão.
O secretário de Economia, Daniel Izaias de Carvalho, reforçou a importância do uso massivo de dados para um planejamento estratégico eficaz. Ele mencionou que a presença da vice-governadora no lançamento era um sinal claro da importância do instrumento. “Por isso, apelo aos gestores: façam relatórios, compartilhem, monitorem suas ações. Assim, poderemos fazer planejamentos mais estratégicos”, ressaltou Carvalho.
O início de uma nova era
O secretário-executivo de Gestão da Estratégia, Otávio Veríssimo Sobrinho, disse que a integração de informações marca uma nova era na administração. “O Data Lake, que reorganiza essas fontes diversas em uma arquitetura única, marca o início de uma era”, afirmou Sobrinho.
De acordo com Veríssimo, a ausência de integração dificultava as decisões estratégicas, pois cada órgão operava em silos. “O desafio vencido pelo GestãoDF foi justamente o de transformar essa informação fragmentada em um ecossistema inteligente, onde decisões são ágeis, assertivas e embasadas em evidências”, destacou o secretário-executivo.
O Data Lake deve fazer convergir informação, estratégia e inovação, transformando-as em inteligência governamental articulada. O trabalho de modernização da plataforma se realizou sem custo adicional ao governo, utilizando apenas os servidores da Secretaria-executiva de Gestão da Estratégia.
A nova ferramenta deve atuar como um catalisador da mudança, transformando decisões intuitivas em ações baseadas em dados concretos. Relatórios automáticos, algoritmos de previsão e painéis de risco devem criar um ambiente de governança baseado em evidências, com o objetivo de gerar resultados concretos e prestar contas com transparência e confiança.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










