GDF vai convocar 378 bombeiros militares

Anúncio foi feito pelo governador Ibaneis durante posse do coronel William Bomfim como comandante-geral do Corpo de Bombeiros

O Distrito Federal vai ganhar o reforço de 378 bombeiros militares ainda em 2020. Os profissionais serão nomeados até dezembro, conforme anúncio do governador Ibaneis Rocha nesta segunda-feira (5). O comunicado foi feito durante a cerimônia de posse do novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), o coronel William Augusto Ferreira Bomfim (veja no vídeo abaixo como foi a cerimônia).

600 PMstambém devem ser convocados até o fim do ano

“Faremos a convocação de 378 bombeiros. Todos os concursados que estão aptos serão nomeados”, assegurou o governador.

“É com muita felicidade que eu recebo esta notícia. Precisamos dar oportunidade a esses jovens, que passaram em um concurso com mais de 40 mil candidatos. Espero que ingressem e trabalhem arduamente no Corpo de Bombeiros”, comemorou o comandante-geral.

“A agilidade dos militares foi fundamental para salvar vidas durante a pandemia. Foram aproximadamente 100 vidas salvas e isso é muito. Às vezes o que aparece dos bombeiros é o combate ao incêndio, mas a instituição é muito mais do que isso”Ibaneis Rocha, governador do DF

Além da convocação dos bombeiros, Ibaneis Rocha reafirmou o compromisso de chamar mais 600 policiais militares até o fim do ano – boa notícia para as forças de segurança do DF e também para a população. O chamamento desses profissionais ficou suspenso devido à pandemia de Covid, a doença causada pelo novo coronavírus.

A posse

O novo comandante-geral dos Bombeiros foi empossado nesta segunda (5), mas já havia assumido a gestão da corporação em 11 de setembro. Desde então tem trabalhado em pautas prioritárias como o combate aos incêndios florestais, a expansão dos quartéis em regiões carentes e a ajuda na disponibilidade de ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para o combate ao coronavírus – esta última, uma missão repassada por ordem do governador Ibaneis Rocha como forma de ampliar o atendimento e luta contra a doença.

Ibaneis: “Os bombeiros do DF são um dos mais destacados do país” | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Durante a cerimônia, o chefe do Executivo destacou a importância do Corpo de Bombeiros Militar no combate à Covid-19. “A agilidade dos militares foi fundamental para salvar vidas durante a pandemia. Foram aproximadamente 100 vidas salvas e isso é muito. Às vezes o que aparece dos bombeiros é o combate ao incêndio, mas a instituição é muito mais do que isso. Os bombeiros do DF são um dos mais destacados do país”, afirmou o chefe do Executivo.

Ex-comandante-geral dos Bombeiros, Lisandro Paixão destacou que, ao longo de nove meses no cargo, realizou um trabalho de bases sólidas, desafiado pela atuação no combate à Covid-19. “Preservamos a vida dos bombeiros e das bombeiras e mantivemos nossos atendimentos, com o reforço de 20 ambulâncias nas ruas”, destacou Lisandro Paixão.

A cerimônia transcorreu no auditório do 15º Grupamento de Bombeiro Militar, no Setor Policial Sul (SPS). Além do governador Ibaneis, participaram do ato o vice-governador do DF, Paco Britto; o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres; o secretário de Governo, José Humberto Pires; os deputados federais Júlio César e Luís Miranda; e os distritais Roseveelt Vilela (militar do Corpo de Bombeiros), Cláudio Abrantes e Iolando.

Assista ao vídeo:

Roubos em ônibus no Distrito Federal caem 52% em 2025

Por Kleber Karpov O número de roubos no transporte coletivo...

Eleições 2026: eleitores interessados podem se inscrever para serem mesários voluntários

Por Kleber Karpov Os tribunais regionais eleitorais (TREs) iniciaram o...

Programa Olhar Cidadão leva consultas e óculos gratuitos para crianças e adolescentes no Guará

Por Kleber Karpov O programa Olhar Cidadão oferecerá atendimentos gratuitos...

Celina Leão inaugura reservatórios de água em Sobradinho

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Celina Leão autoriza mais de R$ 7 milhões para construção de nova UBS em Sobradinho

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Destaques

Roubos em ônibus no Distrito Federal caem 52% em 2025

Por Kleber Karpov O número de roubos no transporte coletivo...

IML identifica escoriação em nariz de Técnica em Enfermagem e Magno Malta alega cognição comprometida

Por Kleber Karpov Um laudo do Instituto de Medicina Legal...

Câmara dos Deputados realiza sessão solene, na quarta-feira (13), em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem

Por Kleber Karpov A Câmara dos Deputados realizará uma sessão...

Eleições 2026: eleitores interessados podem se inscrever para serem mesários voluntários

Por Kleber Karpov Os tribunais regionais eleitorais (TREs) iniciaram o...

Governo federal entrega 35 veículos para ampliar acesso ao SUS em 32 municípios brasileiros

Por Kleber Karpov Um investimento de R$ 14,4 milhões do...