GDF participa de conferência internacional sobre incêndios florestais em Portugal

Brasília Ambiental teve cinco membros na delegação brasileira de mais de 150 integrantes; evento na cidade do Porto contou com a participação de mais de 90 países

O nivelamento dos conceitos de manejo integrado do fogo e o compartilhamento das ferramentas de gestão de incêndios florestais estão entre os ganhos mais importantes da 8ª Conferência Internacional de Incêndios Florestais, a Wildfire, realizada de 15 a 19 de maio na cidade do Porto, em Portugal. A informação é do diretor de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Dpcif) do Instituto Brasília Ambiental, Pedro Paulo Cardoso.

Na avaliação de Cardoso, a importância da conferência, e de todas as temáticas debatidas no evento, está na troca de informações e nas suas transformações em instrumentos para a construção de políticas públicas de combate e prevenção de incêndios florestais de cada país.

Realizada de quatro em quatro anos, a Wildfire reúne representantes de entidades governamentais e instituições privadas de todos os continentes | Fotos: Divulgação/Brasília Ambiental

O diretor da Dpcif conta que a conferência foi recheada de apresentações de ferramentas e materiais de empresas que lidam com o combate aos incêndios florestais. “O objetivo foi vermos, também, o que existe de novo neste mercado e nos atualizarmos no combate”, explica Cardoso.

Segundo ele, o evento foi muito positivo e trouxe à tona a realidade brasileira e local. “O Brasil e o Distrito Federal têm avançado, cada vez mais, nessa área. Percebemos que estamos [DF] bem em várias questões que envolvem a prevenção e o combate ao incêndio florestal. A partir disso, marcamos reuniões com o Serviço Florestal Americano, com o órgão de Portugal, equivalente ao Ibama. Esses encontros pós-conferência visam dar continuidade à troca de experiência e trazer benefícios para o Brasília Ambiental e o DF”.

Cinco integrantes da comitiva do Brasília Ambiental estavam na delegação brasileira que foi à cidade do Porto

Delegação

O evento contou com a participação de mais de 90 países. Pedro Cardoso foi um dos cinco integrantes da comitiva do Brasília Ambiental que compuseram a delegação brasileira, considerada a maior, com mais de 150 membros. Além dele, participaram o administrador de Unidades de Conservação do Brasília Ambiental, Gesisleu Darc Jacinto, o analista de planejamento urbano e infraestrutura Airton Mauro Santos; os agentes de UCs e parques Érisom Vieira Cassimiro e Albino Luciano Simões Antônio; e Carolina Schubart, coordenadora técnica do PPCIF.

A Wildfire é realizada de quatro em quatro anos. A primeira edição foi em Boston, nos Estados Unidos, em resposta às severas e generalizadas épocas de incêndios florestais naquele país. O encontro foi organizado por representantes de entidades governamentais e instituições privadas de todos os continentes. A penúltima, em 2019, ocorreu no Brasil, na cidade de Campo Grande (MS).

No GDF, a ação de prevenção e combate aos incêndios florestais é coordenada pelo Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema). Tem como objetivo reduzir a ocorrência e a reincidência de incêndios florestais no DF. Prevê, ainda, a estruturação de combate e prevenção ao fogo no cerrado como uma ação permanente do governo.

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Estudante é ameaçado de morte no DF em mensagens via whatsapp por opção política

Por Kleber Karpov Um estudante de dezessete anos enfrentou graves...

Advogados querem o fim da Inscrição Suplementar da OAB

Por Kleber Karpov A cobrança da Inscrição Suplementar da Ordem...

Câncer de próstata matou 50 homens por dia no país em 2025

Por Kleber Karpov O cenário epidemiológico brasileiro aponta para um...

Mais de 600 mil pessoas devem visitar os cemitérios do DF no Dia de Finados

Por Kleber Karpov Aproximadamente 600 mil cidadãos devem comparecer aos...

Destaques

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Estudante é ameaçado de morte no DF em mensagens via whatsapp por opção política

Por Kleber Karpov Um estudante de dezessete anos enfrentou graves...

Advogados querem o fim da Inscrição Suplementar da OAB

Por Kleber Karpov A cobrança da Inscrição Suplementar da Ordem...

Câncer de próstata matou 50 homens por dia no país em 2025

Por Kleber Karpov O cenário epidemiológico brasileiro aponta para um...