GDF e Universidade de Lisboa firmam acordo para fortalecer formulação e avaliação de políticas públicas

O pacto consiste na cooperação acadêmica, científica e técnica do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) com o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF)

Por Adriana Izel

O Governo do Distrito Federal (GDF) e a Universidade de Lisboa (ULisboa) firmaram, nesta segunda-feira (31), um acordo de cooperação acadêmica, científica e técnica entre o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) e o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF). O objetivo é fortalecer a formulação e a avaliação das políticas públicas do DF.

Ricardo Pinto, presidente do ISCSP: “Juntando as duas experiências, acho que poderemos fazer melhor e conseguir contribuir para melhorar as políticas públicas e a vida dos cidadãos, que, no fim, é o que interessa a todos” | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

“Eles trabalham muito na elaboração de políticas públicas. É um acordo que vai valer a pena para o Distrito Federal”

Ibaneis Rocha
Governador

O memorando de entendimento foi assinado pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, o presidente da ISCSP da ULisboa, Ricardo Ramos Pinto, e o diretor-presidente do IPEDF, Manoel Clementino Barros Neto, em reunião no Palácio do Buriti.

Estiveram presentes o professor Joaquim Croca Caeiro, o secretário-executivo de Relações Internacionais, Paulo Cesar Chaves, a diretora de Estudos e Políticas Sociais do IPEDF, Marcela Machado, e o secretário de Comunicação, Weligton Moraes.

“A Universidade de Lisboa é uma das melhores faculdades de pesquisa nessa área social e de políticas públicas”, afirmou o governador Ibaneis Rocha. “Eles trabalham muito na elaboração de políticas públicas. É um acordo que vai valer a pena para o Distrito Federal.” A intenção é ampliar a parceria para que haja um intercâmbio também com a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF).

Intercâmbio

Manoel Neto, diretor-presidente do IPEDF: “A intenção é justamente iniciar um caminho que vai permitir qualificar melhor o servidor do DF, principalmente aquele que trabalha com essa parte de pesquisas e políticas públicas”

A parceria prevê o intercâmbio de conhecimento e experiências entre pesquisadores do DF e de Portugal; a capacitação técnica de servidores do IPEDF com acesso a cursos como políticas públicas, governança, ciência, meio ambiente, educação, gênero, criminologia e recursos humanos; o desenvolvimento conjunto de estudos e pesquisas; a realização de consultorias e formações específicas e o alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

“A intenção é justamente iniciar um caminho que vai permitir qualificar melhor o servidor do DF, principalmente aquele que trabalha com essa parte de pesquisas e políticas públicas”, explicou o diretor-presidente do IPEDF.

Manoel Clementino destacou a importância da troca científica inédita com um centro de referência europeu: “Eles têm as melhores práticas e técnicas que são utilizadas pelos governos dos principais países do mundo. Isso é muito rico e contribui para a gestão do DF no sentido de produzir políticas públicas e metodologias de medir a eficácia dessas políticas e transformar isso em condições de vida melhores para a nossa população”.

O presidente do ISCSP, Ricardo Ramos Pinto, ressaltou que a universidade já tem parcerias com outros governos estaduais e pretende reproduzir o mesmo sucesso no Distrito Federal. “Temos experiência, inclusive, aqui no Brasil, tanto no âmbito de apoio à produção de políticas públicas quanto da avaliação”, detalhou.

“Vamos trazer isso e juntar naturalmente com a experiência que também tem o IPEDF”, prosseguiu o gestor. “Juntando as duas experiências, acho que poderemos fazer melhor e conseguir contribuir para melhorar as políticas públicas e a vida dos cidadãos, que, no fim, é o que interessa a todos.”

A parceria tem prazo de cinco anos, com possibilidade de renovação por igual período, e não gera custos diretos para os cofres do GDF.

Procurador do MPDFT requisita esclarecimentos da Sedes sobre orçamento do acolhimento

Por Kleber Karpov O procurador distrital dos direitos do cidadão...

Agentes de saúde intensificam vistorias preventivas contra escorpiões no DF

Por Kleber Karpov Agentes de saúde e de vigilância ambiental...

Placar de 4 a 0: Ministros do TSE formam maioria para manter suspensão da campanha de Deltan Dallagnol ao Senado

Por Kleber Karpov Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formaram...

Gestores do MEC estreiam grade especial de TV para reforçar preparação ao Enem

Por Kleber Karpov Gestores do Ministério da Educação (MEC) iniciaram,...

Alexandre de Moraes se declara impedido em ação sobre visitas da esposa ao Senado

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Phesgo: Anvisa manda apreender medicamento falsificado para câncer de mama

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvis)...

Eduardo Bolsonaro é exonerado do Ministério da Justiça por abandono de cargo

Por Kleber Karpov O Ministério da Justiça e Segurança Pública...

Destaques

Celina Leão inicia ações do GDF na sua Porta no Gama e ratifiac veto a aumento de tarifa de ônibus

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Procurador do MPDFT requisita esclarecimentos da Sedes sobre orçamento do acolhimento

Por Kleber Karpov O procurador distrital dos direitos do cidadão...

Agentes de saúde intensificam vistorias preventivas contra escorpiões no DF

Por Kleber Karpov Agentes de saúde e de vigilância ambiental...

Placar de 4 a 0: Ministros do TSE formam maioria para manter suspensão da campanha de Deltan Dallagnol ao Senado

Por Kleber Karpov Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formaram...

Gestores do MEC estreiam grade especial de TV para reforçar preparação ao Enem

Por Kleber Karpov Gestores do Ministério da Educação (MEC) iniciaram,...