25.5 C
Brasília
16 dez 2025 14:07

FPRICI protocola ofício ao Senado para intervenção na greve da Receita Federal

Setor da importação já havia alertado para prejuízos bilionários

Em meio ao colapso logístico causado pela greve dos Auditores-Fiscais da Receita Federal, a Frente Parlamentar de Representação dos Importadores e Comércio Internacional (FPRICI), por meio de seu presidente, deputado federal Luiz Fernando Faria (PSD-MG), protocolou na última terça-feira, 20/05, um ofício ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre.

No documento, a FPRICI solicita a mediação do Senado junto ao Poder Executivo para a retomada imediata das negociações com a categoria e o restabelecimento do funcionamento das aduanas no país.

A paralisação, que já ultrapassa 170 dias, tem provocado prejuízos bilionários ao setor produtivo nacional. O ofício classifica a situação como um “colapso no comércio exterior” e alerta para uma emergência logística nacional sem precedentes.

Entre os impactos, estão o acúmulo de mais de 4 mil contêineres por dia na Alfândega de Santos, o represamento de mais de 1,1 milhão de remessas expressas em unidades aduaneiras, e atrasos superiores a 30 dias no desembaraço de mercadorias em canal vermelho.

“O Brasil está diante de uma crise logística que ameaça o abastecimento de setores estratégicos da nossa economia. O comércio exterior, que depende do funcionamento pleno das aduanas, está travado, e o impacto já é sentido por toda a população”, afirmou o deputado Luiz Fernando.

“Respeitamos o direito de greve, mas é inadmissível a omissão do governo diante de uma situação que compromete a segurança jurídica, a produção e o emprego”, completou o parlamentar.

A movimentação da FPRICI é reforçada pela denúncia pública feita pela Associação Brasileira dos Importadores (ABIMP), que apontOU falhas graves do governo federal no enfrentamento da greve.

Segundo a entidade, o chamado “desembaraço zero” previsto para diversas unidades operacionais entre os dias 12 e 16 de maio representa um bloqueio generalizado da circulação de mercadorias no Brasil.

“Estamos vivendo um apagão logístico. Contêineres com insumos hospitalares, alimentos e componentes industriais estão parados. Portos e aeroportos estão operando com capacidade reduzida, e milhares de empresas não conseguem funcionar”, alertou o presidente da ABIMP, Michel Platini.

A paralisação dos Auditores-Fiscais também afetou o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), onde não há sessões desde janeiro, além de ter provocado o atraso no lançamento do programa pré-preenchido do Imposto de Renda e na liberação de restituições.

A ABIMP estima que as perdas acumuladas ultrapassem R$ 14 bilhões até o momento. “O que vemos é uma negligência administrativa que prejudica a imagem do Brasil no exterior e fragiliza nossa posição como parceiro comercial confiável”, ressaltou o presidente da Associação.

Diante da gravidade do cenário, a FPRICI solicita que o Senado exerça seu papel institucional para mediar o impasse entre os Auditores e o Governo Federal, sobretudo os ministérios da Fazenda e da Gestão e Inovação.

“Precisamos de liderança e responsabilidade neste momento crítico. O comércio internacional não pode ser refém da inércia administrativa”, concluiu Faria.

A expectativa é que, a partir do ofício protocolado, o Senado promova a reabertura imediata das negociações e contribua para a retomada das atividades essenciais ao fluxo de importações e exportações no Brasil.

“A FPRICI e a ABIMP se colocam à disposição para contribuir tecnicamente com as soluções que forem necessárias para restaurar a normalidade do setor”, finalizou Platini.

OMS reconhece eliminação da transmissão de HIV de mãe para filho no Brasil

Por Kleber Karpov A Organização Mundial de Saúde (OMS) deve...

Moraes pede extradição de Alexandre Ramagem aos Estados Unidos

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

PF não mede “estatura política” ao investigar desvios em emendas, diz diretor

Por Kleber Karpov O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei...

Deputada Lucinha se torna ré no Rio por envolvimento com milícia

Por Kleber Karpov O Órgão Especial do Tribunal de Justiça...

Bolsas de estudo para graduação no UDF abrem 74 vagas no DF

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou...

Semáforos inteligentes devem modernizar 470 cruzamentos no DF

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Chico Vigilante enquadra Zezé Di C(amargo) por “ataques covardes às filhas de Silvio Santos”

Por Kleber Karpov O deputado distrital Chico Vigilante (PT) repudiou...

Destaques

OMS reconhece eliminação da transmissão de HIV de mãe para filho no Brasil

Por Kleber Karpov A Organização Mundial de Saúde (OMS) deve...

Moraes pede extradição de Alexandre Ramagem aos Estados Unidos

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

PF não mede “estatura política” ao investigar desvios em emendas, diz diretor

Por Kleber Karpov O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei...

Deputada Lucinha se torna ré no Rio por envolvimento com milícia

Por Kleber Karpov O Órgão Especial do Tribunal de Justiça...

Bolsas de estudo para graduação no UDF abrem 74 vagas no DF

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou...