19.5 C
Brasília
17 dez 2025 09:47

Fiscalização: MPDFT aprova funcionamento do Instituto do Coração e Transplante sob intervenção da Secretaria de Saúde

Serviços estão funcionando de forma satisfatória e dentro dos padrões esperados

Por Kleber Karpov

Procurador e promotores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realizaram fiscalização e inspeção, na sexta-feira (19/Jan), no Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF). Sob intervenção administrativa da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), a avaliação dos membros do MPDFT foi positiva em relação ao funcionamento do hospital.

MPDFT realiza fiscalização e inspeção no ICTDF – Foto: MPDFT

Na incursão ao ICTDF, estiveram presentes o procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo, além dos promotores de justiça de defesa da saúde, Marcelo Barenco, Clayton Germano e Vinícius Bertaia; e de justiça. Bernardo Matos, que é membro auxiliar da Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC). Na ocasião da visita, os membros do MPDFT pontuaram a forma satisfatória e, dentro dos padrões esperados, no que tange ao funcionamento do Hospital.

Fiscalização busca garantir pleno funcionamento do ICTDF – Foto: MPDFT

Visita essa que também levou à conclusão, conforme pontuou Sabo, da relevância da  intervenção autorizada pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), por meio da edição do Decreto 45.280 de 13 de dezembro de 2023, efetivada pela SES-DF. “O MPDFT seguirá fiscalizando para garantir que esse serviço fundamental continue atendendo a população do Distrito Federal”, afirmou.

Entenda o caso

Com a constatação da situação pré-falimentar do ICTDF — decorrente de pedido de recuperação judicial —, uma vez autorizada pelo governador, a SES-DF efetivou a intervenção do hostital, ocasião em que a Secretaria passou a assumiu a administração da unidade de saúde, até então sob gestão da Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), sediada no Rio Grande do Sul (RS).

A intervenção se deu com base, em situações de perigo iminente, de calamidade pública a que o ICTDF estava exposto, situação essa prevista no Artigo 15, inciso XIII , da Lei nº 8.080 /90 (Lei Orgânica do Sistema Único de Saúde ‘ SUS).

Na ocasião, a Vara Regional Empresarial de Porto Alegre, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) chegou a suspender aintervenção do ICTDF (17/Dez/23. Porém, dois dias depois (19/Dez/23) o desembargador, Niwton Carpes da Silva suspendeu, os efeitos da liminar que impedia a intervenção do Governo do Distrito Federal (GDF) .

 

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...

Férias: saiba como obter o certificado internacional de vacinação

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Governo de São Paulo, prefeitura e MME pedem rompimento de contrato com Enel

Por Kleber Karpov O governador de São Paulo, Tarcísio de...

Ministério da Saúde define valores do 13º para profissionais de enfermagem

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde definiu, por meio...

Destaques

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Laboratório clínico do Hospital de Base mantém nível de excelência pelo sexto ano consecutivo

Por Kleber Karpov O Laboratório Clínico do Hospital de Base...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...