Feministas reagem a projeto antiaborto no DF

Entidades como Cfemea e Marcha das Vadias avisam que vão brigar contra matéria em tramitação na Câmara Legislativa do DF. Texto prevê criação de programa de prevenção ao aborto e destina bolsa para vítimas de gravidez indesejada

 A Comissão de Comissão e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa aprovou na última terça-feira (22) o Projeto de Lei nº 217/2015, do deputado Rafael Prudente (PMDB), que estabelece diretrizes para o programa distrital de prevenção ao aborto, abandono de incapaz e administração das casas de apoio à vida. Entre as propostas do PL estão a oferta de assistência social, psicológica e pré-natal e a garantia de inserção nos programas de assistência e geração de renda, nos casos de estupro, gravidez indesejada ou acidental. À parte o caráter humanista da proposição, sua repercussão não foi das melhores entre grupos feministas.

Logo após o projeto avançar na Câmara Legislativa, entidades ligadas à defesa do direito das mulheres reagiram por meio das redes sociais contra a proposta do deputado Rafael Prudente. Organizações como a Marcha das Vadias de Brasília e o Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea) convocaram as integrantes para protestar.“Nós vamos assistir a isso acontecer sem fazer nada? Mobilização já!”, convocaram as administradoras da página da Macha das Vadias de Brasília no Facebook. Já a Cfemea protestou contra a bancada evangélica da Câmara Distrital. Na publicação, as feministas classificaram a bancada de “fundamentalista”, “conservadora” e “retrógrada”. Segundo elas, a proposta mostra o “total descaso aos direitos das mulheres”.

Deputado Rafael Prudente (PMDB) acredita que, em breve, a proposta será aprovada em Plenário
Segundo o deputado autor do PL, trata-se de “importante projeto que deve ser aprovados nos próximos dias pelo plenário da Câmara”. Prudente alega que, “atualmente, a sociedade assiste perplexa aos casos de abandono de incapaz. Mães desamparadas precisam da ajuda do Estado antes de praticarem o abordo, antes de praticarem este crime”.

A relatora do projeto na CCJ, deputada Sandra Faraj (SD), também da bancada evangélica, defendeu as medidas propostas e defendeu que “aborto é assassinato”.

O PL

O projeto estabelece a criação do Programa de Prevenção ao Aborto e ao Abandono de Incapaz no Distrito Federal. Nas hipóteses de estupro, gravidez indesejada, ou acidental, em que a mulher não disponha de condições para uma gestação segura, o governo vai garantir à gestante toda assistência social, psicológica e pré-natal, inclusive laboratorial.

R$ 117 milhões: DF mantém sete UPAs estão em construção no DF

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) avança...

Prazo para pagamento do IPTU 2026 começa na segunda (11)

Por Kleber Karpov Proprietários de aproximadamente 900 mil imóveis e...

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização para garantir segurança no Dia das Mães

Por Kleber Karpov Uma operação especial da Vigilância Sanitária do...

Mais de 4 mil motoristas podem perder o direito de dirigir no DF

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Anvisa suspende venda e proíbe uso de produtos Ypê

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Polícia Civil investiga suposto desvio milionário em agência do BRB

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Destaques

R$ 117 milhões: DF mantém sete UPAs estão em construção no DF

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) avança...

Prazo para pagamento do IPTU 2026 começa na segunda (11)

Por Kleber Karpov Proprietários de aproximadamente 900 mil imóveis e...

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização para garantir segurança no Dia das Mães

Por Kleber Karpov Uma operação especial da Vigilância Sanitária do...

Mais de 4 mil motoristas podem perder o direito de dirigir no DF

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Parque Tecnológico de Robótica é inaugurado com mais de mil vagas para estudantes da rede pública

Por Kleber Karpov O Parque Tecnológico de Robótica de Brasília...