20.5 C
Brasília
03 fev 2026 01:55

ESP-DF abre 306 vagas em cursos gratuitos de pós-graduação na área de saúde

Edital contempla nove especializações e inclui formação inédita voltada à saúde da população negra

Por Kleber Karpov

A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP-DF), vinculada à Fepecs, publicou edital para preenchimento de 306 vagas em cursos de pós-graduação lato sensu. As oportunidades são gratuitas e direcionadas a profissionais com nível superior nas áreas de saúde, educação e afins. O período de inscrições vai de quarta-feira (27/Nov) até o dia 8 de dezembro.

O destaque desta edição é a oferta inédita de uma especialização em saúde da população negra. O curso foi estruturado ao longo de um ano para suprir a carência de formações que abordem as especificidades desse grupo populacional no Sistema Único de Saúde (SUS).

A grade curricular abrange temas como racismo institucional, epidemiologia, mortalidade materna de mulheres negras e determinantes sociais de saúde. O conteúdo inclui ainda debates sobre populações em situação de rua e pessoas privadas de liberdade.

Áreas de especialização

O processo seletivo contempla outras oito áreas, incluindo gerontologia, gestão de saúde pública, medicina intensiva e gestão do sistema de transplantes. Há também vagas para preceptoria de residência (médica e multiprofissional), saúde coletiva e saúde mental.

Os cursos possuem carga horária entre 360 e 420 horas e contam com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). O corpo docente é composto por especialistas, mestres e doutores com atuação na rede de saúde.

Pontos-chave

  • Total de vagas: 306

  • Taxa de inscrição: R$ 48

  • Inscrições: 27/11 a 08/12

  • Início das aulas: 18/12

“Os cursos da ESP-DF são estruturados para promover uma integração real entre diferentes áreas do conhecimento”, disse Demétrio Gomes, chefe do Núcleo de Especialização e Extensão da ESP-DF.

Processo seletivo

O certame reserva 20% das vagas para pessoas negras e com deficiência, além de 10% para candidatos hipossuficientes. As inscrições devem ser feitas pelo site do Instituto Access, organizador da seleção.

O resultado final e a convocação para matrícula têm previsão para o dia 18 de dezembro. A aula magna inaugural de todos os cursos deve ocorrer na mesma data.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

Dia D da Saúde promove combate à dengue e vacinação contra a febre amarela

Por Kleber Karpov Profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito...

Nova CNH: mais de 3 mil exames teóricos foram realizados no Distrito Federal

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Exportações de serviços no Brasil batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025

Por Kleber Karpov As exportações brasileiras de serviços atingiram um...

Destaques

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

Saúde do trabalhador: população ganha acesso ao painel de Vigilância à Saúde do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Infarto agudo do miocárdio é a principal causa de mortes no DF para pessoas entre 30 e 69 anos

Óbitos por diabetes, tiro e AVC têm redução, mas...

Dia D da Saúde promove combate à dengue e vacinação contra a febre amarela

Por Kleber Karpov Profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito...

Corrida de Reis: 53ª edição reúne mais de 30 mil pessoas, consagra campeões

Por Kleber Karpov A 53ª Corrida de Reis movimentou a...