22.5 C
Brasília
14 jan 2026 00:44

Alunos da rede pública do DF participam de ação na Câmara em apoio à vacina contra HPV

Iniciativa conjunta das secretarias de Educação e Saúde promove imunização e conscientização de jovens

Por Kleber Karpov

Estudantes do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 106, do Recanto das Emas, participaram de um ato solene no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (19). A mobilização, alusiva ao Dia Mundial de Eliminação do Câncer de Colo de Útero, integrou as secretarias de Educação (SEEDF) e de Saúde (SES-DF) em um esforço conjunto para incentivar a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV).

Políticas públicas e parcerias

O evento contou com a presença de autoridades e representantes do grupo Mulheres do Brasil. A diretora de Atendimento e Apoio à Política do Estudante da SEEDF, Larise Cavalcante, ressaltou a importância da cooperação entre as pastas para a efetividade das campanhas voltadas ao público de 10 a 19 anos. Segundo a gestora, a ação busca dar protagonismo aos alunos no cuidado com a própria saúde.

“O evento faz parte do Programa Saúde na Escola, que trata da imunização dos estudantes para diferentes doenças, além do HPV. O grupo Mulheres do Brasil entrou em contato conosco para reforçar a adesão às vacinas e sensibilizar alunos, famílias e professores”, explicou Larise Cavalcante.

Continuidade das ações

A mobilização funciona como uma extensão das campanhas Outubrinho Rosa e Novembrinho Azul, que abordam os impactos do HPV na saúde de meninos e meninas. Mariana Ayres, coordenadora regional de ensino, destacou o fato de a rede de ensino do Recanto das Emas ter sido pioneira no recebimento da campanha.

Além das palestras educativas, o evento ofereceu a aplicação de doses da vacina no local. A estudante Emily Yasmin, de 14 anos, aproveitou a oportunidade para se imunizar. “Fiquei contente de poder tomar essa vacina, que é tão importante para a minha geração e para a proteção de mais pessoas”, disse a aluna do 9º ano.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Butantan inicia recrutamento de idosos para testes da vacina contra dengue

Por Kleber Karpov O Instituto Butantan iniciou, nesta terça-feira (13/Jan),...

São Paulo confirma segundo caso de mpox de variante mais agressiva

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado da Saúde de...

Ministério da Saúde rejeita incorporação de vacina contra herpes-zóster ao SUS

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde decidiu, nesta terça-feira...

DER-DF promove primeiro leilão de veículos apreendidos em 2026 no dia 28 de janeiro

Por Kleber Karpov O Departamento de Estradas de Rodagem do...

Escola de Música inaugura 47ª edição do Curso Internacional de Verão

Por Kleber Karpov A Escola de Música de Brasília (EMB)...

Registro sanitário assegura qualidade de alimentos e amplia mercado para agroindústrias

Por Kleber Karpov A Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento...

Destaques

Butantan inicia recrutamento de idosos para testes da vacina contra dengue

Por Kleber Karpov O Instituto Butantan iniciou, nesta terça-feira (13/Jan),...

São Paulo confirma segundo caso de mpox de variante mais agressiva

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado da Saúde de...

Ministério da Saúde rejeita incorporação de vacina contra herpes-zóster ao SUS

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde decidiu, nesta terça-feira...

Wellington César Lima e Silva assume Ministério da Justiça e Segurança Pública

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Polícia desativa mineradoras de criptomoedas por furto de energia em São Sebastião

Por Kleber Karpov A Neoenergia, em ação conjunta com a...