Por Kleber Karpov
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, apresentou à bancada federal um catálogo com 428 projetos, com o objetivo de captar cerca de R$ 400 milhões em emendas parlamentares para o Orçamento da União de 2026. O documento, elaborado pela Secretaria de Economia (Seec), reúne propostas estratégicas destinadas a promover o desenvolvimento e a inovação nas 35 regiões administrativas.
Planejamento estratégico
O material de 134 páginas foi concebido para otimizar a alocação de recursos federais em iniciativas que melhorem a qualidade de vida da população. Segundo o governador Ibaneis Rocha, o esforço busca garantir “que cada emenda parlamentar se traduza em ações concretas e visíveis para a sociedade”.
A seleção dos projetos, realizada pela Subsecretaria de Captação de Recursos (Sucap), priorizou propostas com maturidade técnica para execução, abrangendo áreas como indústria, inovação, infraestrutura, saúde e educação.
O secretário de Economia, Daniel Izaias de Carvalho, destacou que o caderno oferece aos parlamentares projetos com alta probabilidade de execução. “São iniciativas com grandes chances de execução, em geral com projeto técnico iniciado ou bastante adiantado”, explicou.
Cooperação entre poderes
A lista de propostas contempla emendas de bancada, de comissão e individuais. O secretário-executivo de Finanças, Orçamento e Planejamento da Seec, Thiago Conde, afirmou que o material foca em programas que impulsionam o desenvolvimento. “Focamos em áreas prioritárias, como Saúde, Educação, Segurança Pública e Mobilidade, sempre levando em conta a sustentabilidade e inovação dos projetos”, reforçou.
Para o subsecretário de Captação de Recursos, Sadi Peres Martins, a iniciativa representa uma forma de cooperação entre os poderes Executivo e Legislativo. Ele pontuou que o objetivo é duplo: otimizar a alocação de recursos e auxiliar os parlamentares na indicação de projetos já analisados pelas áreas técnicas do governo.
Todos os projetos listados no catálogo estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










