É fake mensagem que circula sobre distribuição de cadeiras de rodas pela SES-DF

Pacientes devem passar por avaliação e entrar na fila para receber o produto; compra de cadeiras é realizada sob demanda

Por Camila Holanda

Voltou a circular, em aplicativo de mensagens, um texto com informações erradas sobre como solicitar cadeiras de rodas à Secretaria de Saúde. A notícia falsa afirma que a Pasta “fez a compra de uma grande remessa” e que quem precisa deve solicitar via internet.

Na verdade, para receber cadeiras de rodas, órteses ou próteses ambulatoriais da Secretaria de Saúde, o cidadão deve agendar o atendimento presencial no Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses e Próteses e Materiais Especiais (NAOPME), que fica na Estação de Metrô 114 Sul. O agendamento pode ser feito por este link ou pelo telefone 2017-1145, ramal 1164.

É preciso apresentar documento de identificação com foto (ou certidão de nascimento para menor de 12 anos), CPF, Cartão Nacional do SUS, número do cadastro SES, comprovante de residência atualizado e laudo médico ou solicitação de profissional da área de saúde.

No local, o solicitante é avaliado por um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional da SES. “Avaliamos os pedidos individualmente, levando em conta a necessidade física e funcional de cada paciente. No caso das cadeiras de rodas, tiramos as medidas dos pacientes para solicitar a mais adequada para cada caso”, explica a chefe da Oficina Ortopédica, Maria Fernanda Baciuk Amador.

Assim, após avaliação e cadastro no Banco de Dados do Programa de Órteses e Próteses, o paciente entra na fila para recebimento do produto específico para o seu caso. Por isso, a compra de cadeiras de rodas e outros insumos da Oficina Ortopédica é realizada mediante lista de pacientes cadastrados. Além disso, ocorre de forma regular, durante todo o ano.

A entrega dos materiais é realizada por ordem de inscrição.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter






19 Regiões Administrativas oferecem vacinação neste Sábado (20)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

Por Kleber Karpov Estudantes de medicina que concluírem a graduação...

Educação em saúde alerta para impactos da busca pelo corpo perfeito

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Cardiologista Vanessa Campos assume comando da FEPECS

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas). nomeou...

Doar sangue salva vidas: STF adere à campanha Junho Vermelho

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) iluminou seu...

Líderes comunitários recebem homenagem do GDF na Câmara Legislativa

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Destaques

19 Regiões Administrativas oferecem vacinação neste Sábado (20)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

Por Kleber Karpov Estudantes de medicina que concluírem a graduação...

Você é pré-candidato? Agência lança plataforma com uso de IA para gestão de campanhas eleitorais. Com promoção de adesão

PUBLIEDITORIAL A Agência VW acaba de lançar a plataforma Comitê...

Educação em saúde alerta para impactos da busca pelo corpo perfeito

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Celina Leão encaminha à Câmara Legislativa, projetos de Lei que criam RAs Ponte Alta e 26 de Setembro

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...