Saúde no DF: Guajajaras do Noroeste recebem atendimento

Servidores da UBS 2 da Asa Norte levaram serviços de vacinação e acompanhamento de gestantes e diabéticos à comunidade

Indígenas da comunidade Guajajara, localizada no Noroeste, receberam a visita de uma equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 da Asa Norte. Foram aplicadas 40 doses de vacinas, entre imunizantes contra covid-19, febre amarela, hepatite, tétano e varicela. Além disso, gestantes e diabéticos foram atendidos pelas cinco servidoras.

“É importante para nós chegar a vacinação aqui na aldeia”, avalia o cacique da comunidade, Francisco Guajajara. “É muito bom ter esse atendimento aqui, não precisar ir até a unidade de saúde”, completa Angelina Guajajara, 22. Ao levar o filho Benjamin, de sete meses, para atualizar a caderneta de vacinação, ela aproveitou para se imunizar contra a covid-19.

A enfermeira Jéssica Luana Gomes conta que a equipe vai semanalmente ao local, atendendo tanto os indígenas Guajajara quanto de comunidades de outras etnias. O papel dos servidores é oferecer os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) e, em caso de necessidade, encaminhar para as áreas especializadas.

Respeito às tradições

“É um trabalho diferenciado em muitos aspectos”, explica Jéssica. A enfermeira enfatiza que faz parte da conduta dos servidores manter atenção e respeito aos costumes dos povos originários e adotar uma linguagem clara para explicar a importância dos cuidados com a saúde.

Quando essa equipe está atendendo, é necessário atingir a competência cultural”, explica o médico e antropólogo Fernando Natal, da Coordenação de Atenção Primária (Coaps) da Secretaria de Saúde (SES). Isso significa saber abordar os temas da ciência sem desrespeitar os costumes e crenças dos povos, bem como superar as barreiras linguísticas. O diálogo é fundamental para atingir os objetivos de saúde.

A SES, lembra Fernando, tem organizado oficinas setoriais com outras organizações, como Funai, Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Memorial dos Povos Indígenas e Associação Brasileira de Antropologia. Além da UBS 2 da Asa Norte, a Coaps coordena o trabalho de atenção indígena empreendido pela UBS 1 de São Sebastião e a UBS Cariru, no Paranoá. Essas unidades são responsáveis pelo atendimento de comunidades em São Sebastião, Noroeste e Paranoá.

Quase mil médicos foram vítimas de agressão no trabalho no RJ desde 2018

Por Kleber Karpov Um levantamento registrou 987 casos de agressão...

Hantavírus: OMS suspeita de rara transmissão entre humanos em navio

Por Kleber Karpov A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou...

Educação lança curso sobre uso pedagógico de games e e-sports na capacitação de professores do DF

Por Kleber Karpov A Escola de Formação Continuada dos Profissionais...

Estudantes, pais, professores e servidores iniciam avaliação do ensino na rede pública do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...

DF amplia programa de preparo do solo para atender até 800 famílias

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Mais de mil novos servidores da Saúde são acolhidos em evento de integração no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Desenrola é liberado, e renegociação de dívidas podem ser feitas

Por Kleber Karpov O governo federal liberou às 18h desta...

Destaques

Quase mil médicos foram vítimas de agressão no trabalho no RJ desde 2018

Por Kleber Karpov Um levantamento registrou 987 casos de agressão...

Hantavírus: OMS suspeita de rara transmissão entre humanos em navio

Por Kleber Karpov A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou...

Fepecs é qualificada como instituição científica, tecnológica e de inovação

Por Kleber Karpov A Fundação de Ensino e Pesquisa em...

Educação lança curso sobre uso pedagógico de games e e-sports na capacitação de professores do DF

Por Kleber Karpov A Escola de Formação Continuada dos Profissionais...

Estudantes, pais, professores e servidores iniciam avaliação do ensino na rede pública do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Educação do Distrito Federal...