22.5 C
Brasília
24 abr 2025 22:35

Doação de sangue 24 horas completa um mês no DF

Mais de 1.500 bolsas de hemocomponentes foram transportadas às agências transfusionais em 275 viagens fora do horário comercial; serviço garante agilidade ao atendimento de quem mais precisa

Por Catarina Loiola

O serviço exclusivo de entrega 24 horas de sangue da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) completou um mês nesta sexta-feira (20). Desde 20 de dezembro de 2022, foram distribuídas, em regime de emergência, 1.556 bolsas de hemocomponentes – partes do sangue transfundidas aos pacientes necessitados. O transporte ocorreu em 275 viagens fora do horário comercial, totalizando 12.112 quilômetros rodados.

A partir de contratos firmados para viabilizar o fornecimento, o atendimento aos hospitais ficou mais ágil, ajudando em tratamentos e urgências de pacientes em todo o DF’ | Foto: Lucio Bernardo Jr / Agência Brasília

“O primeiro mês foi um período de adaptação para a FHB. Porém, ficamos felizes pela ampliação do nosso atendimento. Certamente, muitos pacientes estão sendo atendidos com mais agilidade”Ryanne Camilo, diretora substituta de Processamento e Distribuição da FHB

Seis veículos fazem a entrega de sangue e de busca e distribuição de insumos médico-hospitalares às agências transfusionais – bancos de sangue localizados em 13 hospitais públicos do Distrito Federal. Cada automóvel conta com sistema de rastreamento, temperatura validada e certificado de vistoria emitido pela Vigilância Sanitária do DF.

A FHB firmou três contratos com uma empresa de transporte e logística para viabilizar o fornecimento. A companhia também é responsável por manter a entrega mensal de hemoderivados – medicamentos produzidos a partir do sangue humano, aos pacientes com coagulopatias acompanhadas pela instituição e aos estoques dos hospitais.

“O primeiro mês foi um período de adaptação para a FHB. Porém, ficamos felizes pela ampliação do nosso atendimento. Certamente, muitos pacientes estão sendo atendidos com mais agilidade”, comenta a diretora substituta de Processamento e Distribuição da FHB, Ryanne Camilo.

Antes do fornecimento 24 horas, só havia entregas programadas, em horário comercial. Além disso, o transporte de urgência e emergência de hemocomponentes cabia aos hospitais, que nem sempre detinham dos veículos apropriados – prejudicando o atendimento à população.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter






DF é pioneiro em triagem neonatal para doença de Pompe

Por Karinne Viana O Distrito Federal é a primeira unidade...

STF determina cumprimento imediato da pena do ex-presidente Fernando Collor

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Supremo prossegue análise de alterações na Lei de Improbidade Administrativa

Por Pedro Rocha O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF)...

Bolsonaro divulga recorte de vídeo sobre intimação do STF em UTI do hospital DF Star

Por Kleber Karpov Após divulgações de vídeo da intimação do...

Destaques

Brasília será primeira cidade do Centro-Oeste com botão de emergência na Uber ligado ao 190

O botão de segurança do aplicativo da Uber agora...

Prato Cheio divulga mais de 4 mil novos contemplados; retirada dos cartões começa na segunda-feira (28)

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) incluiu 4.252 novas...

DF é pioneiro em triagem neonatal para doença de Pompe

Por Karinne Viana O Distrito Federal é a primeira unidade...

STF determina cumprimento imediato da pena do ex-presidente Fernando Collor

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Circula Cultura chega ao Varjão com festa para celebrar o aniversário da cidade

O projeto Circula Cultura chega à sua quinta etapa...