Distritais garantem apoio às demandas da população ceilandense

Por Marco Túlio Alencar

A Câmara Legislativa instalou-se na Ceilândia, nesta quarta-feira (29), para ouvir a comunidade inaugurando o projeto “Câmara nas Cidades”. Após a exposição das reivindicações, em várias áreas, os parlamentares que participaram da sessão itinerante garantiram apoio às demandas, levadas ao conhecimento dos presentes por líderes comunitários e representantes de vários setores. Os deputados distritais voltam a se reunir com a população da cidade, a partir das 15h desta quinta-feira (30).

Hoje, o primeiro a discursar foi o deputado Jorge Vianna (PSD), para quem a ordem de prioridades apresentadas deveria ser invertida fazendo com que a “saúde” passe a encabeçar a lista. Sobre a situação do hospital da localidade, opinou pela construção de uma nova unidade. “Chega de puxadinhos”, reiterou.

O deputado João Cardoso (Avante), por sua vez, chamou a atenção para os papéis do Legislativo e do Executivo. “O que podemos fazer é nos colocar à disposição para fazer o governo cumprir o que está determinado”, afirmou, observando que o GDF é o órgão executor. “Estaremos juntos, cobrando”, completou.

Morador da Ceilândia, o deputado Chico Vigilante (PT) defendeu a volta do Orçamento Participativo: “A população é quem deve decidir onde devem ser aplicados os recursos”. O distrital ainda adicionou o “transporte coletivo de qualidade” às necessidades dos moradores da região. Por fim, disse acreditar que a passagem da CLDF pela cidade “deixará um rastro de coisas boas”.

Resultados

O deputado Joaquim Roriz Neto (PL) contou a experiência de ter instalado “um gabinete itinerante” durante um mês na Ceilândia. “Por esse motivo, estou a par das reivindicações”, explicou, colocando-se à disposição dos moradores. Enquanto Fábio Felix (Psol) acrescentou que uma iniciativa como o “Câmara nas Cidades” precisa apresentar resultados. “São necessárias soluções objetivas”, declarou.

Para o deputado Gabriel Magno (PT), a população precisa continuar “pressionando” para que o governo tire do papel as mudanças sugeridas. Já Rogério Morro da Cruz (PMN) orientou que é importante permanecer reivindicando para “crescer com qualidade de vida”. E o deputado Pepa (PP) foi mais específico ao alertar sobre a falta de estacionamentos nas áreas comerciais, entre outros problemas.

 

Por seu turno, a deputada Dayse Amarilio (PSB), que preside a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da CLDF, aproveitou a ocasião para apresentar-se à população ceilandense e propugnou a aplicação da legislação vigente: “Temos boas leis, mas temos de fazer com que funcionem”.

Na mesma linha, Paula Belmonte (Cidadania), informou que havia anotado todas as reivindicações apresentadas e fez críticas ao governo: “Dinheiro não falta, falta boa gestão e compromisso com a população”.

Durante a sua fala, o deputado Pastor Daniel de Castro (PP) fez a defesa do governador, salientando a eleição de Ibaneis Rocha ainda no primeiro turno das eleições. Também relatou sua ligação com a Ceilândia, onde residiu, e resumiu a história do lugar.

Compromisso

A deputada Doutora Jane (Agir) fez um pronunciamento dirigido, principalmente às mulheres, lembrando os casos de feminicídios registrados este ano no DF. Ela parabenizou a Ceilândia pelo aniversário e colocou seu mandato à disposição da cidade.

Exercendo a função de líder do governo na CLDF, o deputado Iolando (MDB) considerou a Ceilândia como “capital do Distrito Federal” e destacou decisão do Palácio do Buriti de conceder reajuste a todos os servidores, aposentados e pensionistas.

Max Maciel (Psol), deputado distrital oriundo da Ceilândia, pediu ao governo prioridade para a localidade, elencando uma série de necessidades, como a construção de parques e centros culturais. “A criação desses equipamentos culturais teria como consequência a redução dos índices de violência”, justificou.

Ao encerrar a sessão, o deputado Ricardo Vale (PT) – que conduziu parte do “Câmara das Cidades”, desde que o presidente da Casa deputado Wellington Luiz (MDB) foi chamado para uma reunião com o governador – desejou que, ao longo do ano, as reivindicações sejam atendidas: “Espero que a gente possa retornar comemorando o que foi feito, o que foi melhorado. E nós, da Câmara Legislativa, assumimos esse compromisso”.

FonteCLDF

Celina Leão fala em ajustes técnicos para destravar empréstimo ao BRB

Por Kleber Karpov Uma nova audiência de conciliação sobre o...

Farmácia Popular pode oferecer exames e testes rápidos

Por Kleber Karpov Uma nova regulamentação do Programa Farmácia Popular,...

Governadora do DF fala sobre programa para atender pessoas em situação de rua

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

DF disponibiliza banco de perucas para pessoas em tratamento contra o câncer

Por Kleber Karpov Mulheres em tratamento de saúde que resulta...

Saúde inicia migração de dados do SUS para nuvem nacional

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou nesta semana,...

Destaques

Celina Leão fala em ajustes técnicos para destravar empréstimo ao BRB

Por Kleber Karpov Uma nova audiência de conciliação sobre o...

Piso salarial dos Médicos avança no Senado e Jorge Vianna indica descaso com a Enfermagem

Por A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado...

Farmácia Popular pode oferecer exames e testes rápidos

Por Kleber Karpov Uma nova regulamentação do Programa Farmácia Popular,...

Ação de acolhimento à população em situação de rua ocorre no Plano Piloto nesta quinta e sexta-feira

Por Kleber Karpov Nesta quinta (13) e sexta-feira (14), servidores...

Governadora do DF fala sobre programa para atender pessoas em situação de rua

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...