18.5 C
Brasília
20 mar 2026 19:05

Distritais cobram melhorias na saúde do DF

Distritais comprometeram-se a receber profissionais da área na próxima segunda-feira

Por Daniela Reis

Parlamentares denunciaram a precariedade do sistema de saúde distrital na sessão ordinária desta terça-feira (30) da Câmara Legislativa. A falta de atendimentos à população, o comprometimento físico das unidades, a necessidade de nomear mais aprovados em cargos públicos da área e o papel do estado no cuidado à saúde permearam os pronunciamentos.

Na ocasião, o deputado Max Maciel (Psol) relatou que promoveu, hoje, inspeções nas unidades de saúde de Santa Maria e Ceilândia. O parlamentar constatou que a situação é dramática, a ponto de faltar piso e desabar teto em unidades de Ceilândia. Por isso, entrou em contato com um membro da Defesa Civil que revelou que o quadro requer que se lacrem as unidades.

“Se é obrigado a lacrar, que lacre, porque alguém tem que tomar a decisão. Tem no caixa verba empenhada e liberada para a reforma do hospital de Ceilândia e não é executada”, apontou Maciel. Ele lembrou que acesso à saúde é um direito. “Não é uma solução fácil e rápida, mas é a possível. Temos experiências concretas no mundo de como se faz a saúde”, recomendou.

Maciel ainda criticou que 40% do recurso da rede está na mão do  Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges). Por fim, refletiu que quem deveria gerir a política é a Secretaria de Saúde e não o Iges. Já o deputado Thiago Manzoni (PL) comentou que o problema da saúde se relaciona ao próprio papel do estado diante da sociedade. “O estado não pode dar nada que antes não tenha tirado da população. É um mal ilimitado que o estado causa à população do brasileiro”, finalizou.

O parlamentar Wellington Luiz também se manifestou sobre o tema. Ele relembrou os casos recentes de agressões a trabalhadores em unidades distritais e lamentou as consequências desse contexto para os profissionais que estão na ponta, em contato direto com a população.

Técnico de enfermagem com experiência no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu),o deputado Jorge Vianna (PSD) advertiu que o salário da categoria, e de outros colegas de ensino médio no DF, corresponde a 50% ao de ensino superior.

“Estamos pedindo que seja, pelo menos, de 70%, que é o que diz a Lei de Enfermagem, aprovada a nível federal. Temos 4.098 médicos na Secretaria de Saúde, 3.988 enfermeiros e 8.600 técnicos de enfermagem. Nós sabemos que para cada enfermeiro precisamos de, pelo menos, 3 técnicos”. Na sequência, ele verificou que faltam cerca de 3 mil técnicos de enfermagem no DF, dado que o levou a apontar a nomeação de aprovados em concursos da área como solução possível. “O maior déficit da área de saúde é o técnico de enfermagem”, concluiu.

FonteCLDF

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Mutirão Saúde da Mulher: HUB deve realizar mais de 800 procedimentos neste sábado (21)

Por Kleber Karpov O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado...

Receita Federal antecipa acesso ao download do programa do

Por Kleber Karpov A Receita Federal liberou, na quinta-feira (19/Mar),...

Destaques

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Ibaneis Rocha inaugura Cepi Inspira, em Ceilândia, com 188 vagas para primeira infância em tempo integral

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou,...