25.5 C
Brasília
05 dez 2025 15:11

Direção do SindSaúde-DF desconhece intervenção, mas deu tiro no pé ao tentar impedir assembleia, afirma advogada

Avaliação é de advogada que conversou com PDNews sobre tentativa de Marli Rodrigues cancelar assembleia e impedir categoria de deliberar sobre intervenção confirmada posteriormente

Por Kleber Karpov

A direção do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do DF (SindSaúde-DF), tentou evitar a realização da Assembleia-Geral Extraordinária (AGE), que deliberou sobre a intervenção do Sindicato. Com necessidade de um quórum de 2% dos sindicalizados para haver deliberação, ‘gestores’ do sindicato chegaram a publicar no Jornal de Brasília (15/Fev), o cancelamento da AGE. Além de tentarem alugar auditório para o mesmo dia e horário (26/Fev), da convocada pela categoria. Investidas essas, infrutíferas, segundo advogada que conversou com PDNEws.

Segundo denunciado, durante a assembleia coordenada pelo sindicalista, Amarildo Carvalho, para cumprir o rito previsto no Estatuto do SindSaúde-DF, era necessário realizar a publicação de convocação para a assembleia, em veículo de grande circulação. Publicações essas realizadas nos dias 15 e 23 de fevereiro, também noticiada por PDNews (17/Fev), sob o título ‘Servidores publicam anúncio de assembléia, para 26 de fevereiro, para pedir intervenção no SindSaúde-DF‘.

Divulgação que tirou do sério, a presidente interina, do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues (MDB), e a levou a atacar o membro da Associação dos Servidores Públicos da Saúde do DF (ASPSES-DF), Andre Angelo, por divulgar a AGE em um grupo do Whatsapp.

Publicação realizada no Jornal de Brasília – Cedida ao PDNEws

Porém, ‘espertamente’, a gestão do SindSaúde-DF, até então sob comando da presidente, interina, Marli Rodrigues (MDB), com a intenção de confundir a categoria, conforme narrou Carvalho, a direção do Sindicato fez a publicação de um novo anúncio, esse por sua vez,  para informar o cancelamento da Assembleia, algo improcedente.

Publicação realizada no Jornal de Brasília – Cedida ao PDNEws

Chama atenção que Marli Rodrigues aponta como base argumentativa para o cancelamento da convocação da assembleia, a “insuficiência de quantitativo mínimo de sindicalizados”, além de questionar outras questões a exemplo de ausência de identificação e autenticidade das assinaturas. Porém, conforme informado durante assembleia, a convocação da assembleia foi endossada por 132 sindicalizados.

Tiro no pé

Em contato com uma advogada, sobre a condução dos processos, com as tentativas de impedir a realização da AGE por parte da categoria, a presidente interina do SindSaúde-DF acaba por ficar em situação delicada.  “Se ela [Marli Rodrigues] se negou a fornecer o total de filiados aptos para se apurar os 2%, ela simplesmente não pode se beneficiar da torpeza com esse argumento. A regra é clara, quem der casa a eventual nulidade, no processo, não pode dela se beneficiar”, explicou a advogada.

Por falar em números ou: pau que dá em Chico…

O caso chamou atenção de PDNews, que em 2019 repercutiu matéria publicada pelo Jornal de Brasília, sobre aceitação de denúncia, por parte do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), protocolada por Carvalho, sob o número MPDFT 08190.133219/19-90, que trata da venda dos precatórios do benefício alimentação, por parte do SindSaúde-DF à Cia Toy Brinquedos.

O objeto da representação apresentada por Carvalho, era justamente, a quantidade e legitimidade dos 19 presentes em AGE realizada, em 17 de dezembro de 2012, por Marli Rodrigues, ocasião em que validaram a venda dos precatórios, por R$ 14,3 milhões, de aproximadamente 2.400 sindicalizados.

Cedido ao PDNews
Cedido ao PDNews

Denúncia aceita pelo MPDFT

Denúncia realizada e aceita pelo MPDFT – Cedida ao Política Distrital

De volta à intervenção

Após publicação de PDNews, sobre o sindicato amanhecer sob intervenção (27/Fev),  o fato concreto é que com aproximadamente 100 pessoas presentes na AGE, a categoria, deliberou pela intervenção da entidade. Medida essa que deve exigir da atual gestão, uma série de explicações sobre diversas demandas elencadas pelos sindicalizados, a grande maioria aposentados, que permanecem ligados à entidade.

Veja a assembleia na íntegra:

Normalidade

Obviamente, o time do ‘abafa o caso’ do Sindicato imediatamente foi para as redes sociais para tentar se contrapor a notícia de intervenção no Sindicato e desqualificar PDNews, ao apresentar imagens e vídeo, sem áudio e apenas de uma parte da sala, para apontar uma suposta “normalidade” nos atendimentos do SindSaúde-DF.

Sustentações essas realizadas por diretores e por um funcionário da casa, por meio de grupos de Whatsspp, a exemplo de Laura Batistas e Rodrigo Conde.

Policia militar e leões de chácara

Porém, o que ambos não mostraram é que a entidade chegou a ter que contar com a intervenção da Polícia Militar do DF (PMDF), pois segundo uma fonte de PDNews, a entidade estava cheia de ‘leões de chácara’, para se referir a seguranças, que só permitiram a entrada, no SindSaúde-DF, àquelas pessoas com agendamento previamente realizado.

Polícia Militar é chamada para conter confusão no SindSaúde-DF – Foto: Cedida ao PDNews

Mais que isso, PDNews recebeu relato de servidor, que pediu para não ser identificada e ter a voz alterada, por receio de sofrer retaliações, que apontou o impedimento de adentrar nas dependências do Sindicato, sem agendamento prévio. A sindicalizada criticou a gestão de Marli Rodrigues, além de cobrar informações sobre os precatórios.

O que diz o SindSaúde-DF

PDNews entrou em contato com o SindSaúde-DF para obter informações sobre os apontamentos de tentativa de inviabilizar a assembleia da categoria; sobre manter seguranças nas instalações do Sindicato, acontecimento com certa recorrência na entidade sindical e ainda sobre o não reconhecimento da AGE que deu causa a intervenção. Porém, até o momento da publicação da reportagem, não obteve nenhum retorno.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...