18.5 C
Brasília
05 dez 2025 02:33

DF participa da COP 30 como referência nacional em sustentabilidade

Capital apresentará redução de 95% desmatamento Cerrado

Por Kleber Karpov

Representantes do Governo do Distrito Federal (GDF) preparam a participação da capital na COP 30, em Belém (PA), onde apresentarão resultados concretos da política ambiental local. O DF levará ao encontro climático mundial dados como a redução de 95% no desmatamento do Cerrado em 2024 e a queda de 66,9% nas áreas queimadas. A gestão busca, com isso, posicionar a capital como referência na agenda verde e na proteção do bioma.

A participação no evento é vista como o amadurecimento de uma política ambiental estruturada, que combina inovação tecnológica e engajamento social. A vice-governadora Celina Leão destaca a importância das ações.

“O Distrito Federal tem demonstrado que sustentabilidade não é apenas discurso, é ação concreta. Estamos provando que é possível reduzir drasticamente o desmatamento, investir em energia limpa e modernizar a gestão ambiental com inteligência e tecnologia. Na COP 30, vamos mostrar ao mundo que o Cerrado também é protagonista da agenda climática”, reforça Celina Leão.

Proteção ao Cerrado

O dado mais emblemático da missão ambiental do DF é a proteção do Cerrado. Em 2024, o desmatamento do bioma caiu de 638 hectares para apenas 31 hectares, uma redução de 95%. O índice, apurado pelo MapBiomas, é a maior queda entre todas as unidades federativas do Brasil.

O resultado é creditado ao Sistema Distrital de Informações Ambientais (Sisdia), que integra alertas de desmatamento, imagens de satélite e dados geoespaciais em tempo real. A plataforma possui 74 indicadores ambientais e registrou mais de 144 mil acessos em 2024, permitindo que equipes de fiscalização ajam rapidamente.

“Investimos em inteligência ambiental. O Sisdia nos dá olhos sobre todo o território e capacidade de resposta imediata. Isso, aliado ao trabalho incansável das nossas equipes de fiscalização e ao fortalecimento das brigadas, resultou nessa conquista histórica. É a prova de que tecnologia e compromisso fazem a diferença”, afirma o secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes.

Fogo e Energia Limpa

Outro pilar da estratégia é o Programa de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Ppcif). Com a ampliação do contingente de brigadistas e investimentos em infraestrutura, o programa conseguiu reduzir em 66,9% as áreas queimadas entre 2022 e 2024. A ação impacta diretamente o Plano Carbono Neutro do DF, preservando estoques de carbono florestal.

O Ppcif utiliza também inteligência artificial por meio do projeto Sem Fogo. A tecnologia monitora pontos estratégicos, permitindo a identificação precoce de focos de incêndio e a ação preventiva.

Na transição energética, destaca-se a inauguração da primeira usina pública de geração fotovoltaica, em Águas Claras. Com investimento de R$ 4,1 milhões, a usina abastece 80 prédios públicos, incluindo dez escolas, com energia limpa.

Projetos em andamento para o Supremo Tribunal Federal (STF), o Aeroporto de Brasília e 400 escolas públicas devem adicionar mais de 16 MWp de capacidade solar ao sistema. Atualmente, 60% das vias do DF já contam com iluminação LED eficiente, gerando economia de 44.760 MWh por ano.

Restauração e Economia Circular

Na área de restauração, o programa Dia de Plantar, instituído em 2023, já promoveu o plantio de 30 mil mudas nativas do Cerrado. Para 2025, o programa hídrico prevê a reforma de bacias hidrográficas e a recuperação de 100 hectares na Bacia do Melchior.

Uma portaria conjunta, assinada por representantes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) e do Instituto Brasília Ambiental, avança na definição de corredores ecológicos. A medida visa garantir a conectividade entre fragmentos de vegetação.

A economia circular também ganha força com o Complexo Integrado de Reciclagem (CIR). A estrutura recebeu mais de 9.800 toneladas de resíduos em 2024, envolvendo 35 cooperativas contratadas pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e gerando R$ 57,4 milhões em receitas.

O Bioma no Debate

Ao lado dos demais estados do Consórcio Brasil Central, o DF levará a Belém a mensagem de que o Cerrado é vital para o equilíbrio climático. E o melhor, a capital federal, conforme lembra Celina Leão, está a fazer o ‘dever de casa’.

“A COP 30 é a oportunidade de mostrar que o Brasil está fazendo sua lição de casa. E o Distrito Federal é prova disso. Estamos reduzindo emissões, protegendo nossa biodiversidade, investindo em energia limpa e, principalmente, engajando nossa população nessa jornada. O Cerrado merece estar no centro da discussão climática, e o DF vai garantir que ele seja ouvido”, pontua Celina Leão.

A 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima reunirá líderes mundiais para debater ações globais frente à crise climática e reforçar a implementação do Acordo de Paris.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

HRSM inaugura tomógrafo de última geração para agilizar diagnósticos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...