21.5 C
Brasília
07 mar 2026 19:28

Cursos gratuitos para 500 empresários

Lançamento do Capacita DF será nesta sexta-feira (15). Inscrições serão feitas pelo site da Secretaria de Empreendedorismo

Quinhentos empresários do Distrito Federal poderão fazer 30 cursos on-line e totalmente gratuitos para potencializar seus negócios. O Capacita DF é uma parceria entre a Secretaria de Empreendedorismo e a Associação das Startups do Brasil (Asteps). O lançamento será nesta sexta-feira (15), às 9h30, na sede do Simplifica PJ, em Taguatinga. O evento será transmitido pelo canal do YouTube da pasta. Após a cerimônia, os interessados podem se inscrever pelo site da secretaria.

As 200 aulas serão ministradas por 16 consultores renomados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os futuros empreendedores, microempreendedores individuais, pequenos produtores rurais, estudantes poderão aprender sobre gestão e empreendedorismo; marketing e vendas; controle financeiro; publicidade e propaganda, plano de negócios; como abrir uma startup, entre outros.

O subsecretário de Fomento ao Empreendedorismo, Danilo Ferreira, afirma que de acordo com pesquisa feita pela pasta, 70% dos empresários não fazem planejamento dos seus negócios. “60% não tem conhecimento do mercado em que eles estão atuando e mais de 50% não fazem gestão financeira. Por isso, é de extrema importância que o governo local ofereça esse tipo de capacitação para eles, principalmente para aqueles que não têm condições de pagar por cursos”, comenta.

“Quando o poder Executivo oferta esse tipo de capacitação, há possibilidade do empresário melhorar o seu negócio e manter sua empresa aberta. Isso significa que mais pessoas continuam empregadas e isso vai refletir na economia da capital”, lembra o subsecretário de Fomento ao Empreendedorismo. “Parece uma ação pontual, mas que terá grande resultado lá na frente”, destaca Ferreira.

Plataforma

Segundo o fundador do portal Capacita MPE – plataforma on-line que vai oferecer os cursos –, Maurício Otávio Oliveira, o site tem uma linguagem simples para que qualquer pessoa, independente da sua formação, consiga acessar. “Além do fácil acesso, as aulas com especialistas e consultores do Sebrae são totalmente didáticas. O aluno também responderá questionários, que se transformarão em estatísticas sobre o perfil dos empresários no DF”, explica.

O acesso poderá ser feito por computador, celular ou tablet. O aluno escolhe o tema e pode acessar quantas vezes quiser. Ao final do curso, cada estudante receberá um certificado.

30 mil vagas gratuitas de capacitação em Inteligência Artificial

Por Kleber Karpov O Instituto Gabriel Gastal (IGG), em parceria...

Anvisa aprova tratamento para evitar sangramentos em hemofílicos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...

SUS inicia tratamento inédito contra malária em crianças com medicamento de dose única

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou, na quinta-feira...

STF nega conversas entre ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Destaques

30 mil vagas gratuitas de capacitação em Inteligência Artificial

Por Kleber Karpov O Instituto Gabriel Gastal (IGG), em parceria...

Anvisa aprova tratamento para evitar sangramentos em hemofílicos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CNU 2025: prazo para convocado do Concurso Público confirmar interesse em vaga começa neste sábado (7)

Por Kleber Karpov O prazo para 102 candidatos convocados na...

MS leva unidades móveis do Agora Tem Especialistas às áreas afetadas por chuvas em Minas Gerais

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde enviou, nesta sexta-feira...

Vacina brasileira contra a dengue mantém eficácia por até 5 anos, indica estudo do Butantan

Por Kleber Karpov Um novo estudo conduzido pelo Instituto Butantan,...