Por Kleber Karpov
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) ministra, entre esta segunda-feira (20/Out) e sexta-feira (24/Out), o Curso Intermediário de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) no Grupamento de Proteção Civil, em Taguatinga Centro. A formação de 40 horas, parte do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF/DF), visa aprimorar a resposta integrada a incêndios florestais, capacitando profissionais de diversos órgãos por meio de aulas teóricas, práticas e um simulado em Brazlândia.
Formação Técnica
O treinamento é realizado das 8h às 17h. A etapa final do curso será um simulado de campo na Floresta Nacional de Brasília, em Brazlândia, onde os participantes poderão aplicar os conhecimentos adquiridos em um ambiente real de operação.
A coordenadora do PPCIF/DF, Carolina Schubart, destaca que o curso representa um avanço importante na formação técnica dos profissionais que atuam na linha de frente. “O curso visa à capacitação de diversos órgãos que integram o Sistema Distrital de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, com o objetivo de preparar o corpo técnico dos servidores para aprimorar ainda mais a eficácia no combate aos incêndios florestais de grande proporção”.
Investimento e Integração
Participam da capacitação servidores e representantes de diversas instituições que compõem o Sistema Distrital de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. A lista inclui o ICMBio, o Instituto Brasília Ambiental, o Jardim Botânico de Brasília (JBB), a Polícia Federal, a Anac, a Aeronáutica e brigadistas voluntários. Esta é a segunda edição do curso realizada em 2025.
“O Governo do Distrito Federal tem investido continuamente na capacitação dos profissionais que atuam na linha de frente do combate aos incêndios florestais. Esse curso, coordenado pela Sema-DF [Secretaria do Meio Ambiente] e realizado pelo Corpo de Bombeiros, é fundamental para fortalecer a integração entre os órgãos e garantir uma resposta rápida e eficiente nas ações de prevenção e controle do fogo”, destaca a vice-governadora do DF, Celina Leão.
Metodologia Internacional
Criado na década de 1970, na Califórnia (EUA), o Sistema de Comando de Incidentes (SCI) é uma ferramenta reconhecida internacionalmente. Sua capacidade permite organizar e coordenar respostas a emergências, sejam elas incêndios, desastres naturais ou acidentes.
O método garante uma gestão eficiente, comunicação integrada e divisão clara de responsabilidades, possibilitando maior eficácia nas operações de campo. O modelo foi incorporado à estrutura de segurança pública do Distrito Federal e tem se mostrado essencial na resposta a eventos de grande escala.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










