Por Kleber Karpov
Os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) do Distrito Federal (DF) mobilizaram mais de seis mil pessoas em cento e noventa e cinco reuniões realizadas entre janeiro e setembro de 2024 (26/Out). O levantamento, divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), indica que os encontros geraram cerca de 2,4 mil demandas, as quais foram processadas e encaminhadas aos órgãos competentes. O fato consolida os Conselhos de Segurança como canal principal de participação da comunidade na construção de soluções para os desafios locais de segurança pública.
Democracia participativa
Os encontros mensais têm a função de promover a escuta ativa das comunidades, fortalecendo, assim, o diálogo entre a sociedade civil, as forças de segurança e os representantes do governo local. A Subsecretaria dos Conselhos Comunitários de Segurança, criada neste ano, coordena as atividades.
A vice-governadora Celina Leão, representante do GDF, ressaltou a importância do trabalho. “Os Consegs são a expressão da democracia participativa na segurança pública. É onde a voz do cidadão encontra o poder público, transformando a escuta ativa em soluções concretas”, disse Leão. A vice-governadora acrescentou que a comunidade, ao lado das forças de segurança, guia a prevenção criminal e a construção de um futuro mais seguro.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, destacou que a alta participação demonstra o engajamento da população. “É nesse espaço que escutamos as realidades locais, recebemos sugestões e buscamos soluções conjuntas para tornar a segurança mais próxima e resolutiva. A participação de mais de seis mil pessoas neste ano mostra o quanto a população se mobiliza nesse processo”, afirmou Avelar.
Em razão do aumento de atividades, com duzentos e trinta e duas reuniões e mais de 2,8 mil demandas registradas, a criação da subsecretaria específica no mês de janeiro deste ano se fez necessária. O secretário Avelar concluiu que a medida representa um passo significativo para o reconhecimento e o impulso dos conselhos, que representam uma verdadeira mudança na cultura participativa, com a responsabilidade compartilhada entre o Estado e o cidadão.
Áreas rurais
Atualmente, o Distrito Federal conta com quarenta e seis conselhos ativos, sendo trinta e seis em áreas urbanas e dez em zonas rurais. Mais dois novos conselhos encontram-se em fase de criação, nas regiões de Arapoanga e Samambaia.
As solicitações apresentadas nas reuniões abrangem temas como perturbação do sossego, iluminação pública, segurança escolar e trânsito. O órgão que obteve o maior índice de resolutividade até o mês de setembro foi a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF): a corporação atendeu a setenta e quatro vírgula cinco por cento das trezentos e vinte e duas solicitações recebidas.
“Os Consegs vêm se consolidando junto à comunidade, aos órgãos de governo, às associações e às lideranças locais. Nosso compromisso com as devolutivas, ou seja, em dar retorno às demandas, tem fortalecido a confiança e ampliado a participação da sociedade”, afirmou Paulo André Vieira, representante do Secretário-executivo Institucional de Políticas de Segurança Pública.
A expansão dos conselhos rurais é uma das conquistas do programa Segurança Integral, que criou o eixo de atuação “Campo Mais Seguro”. Há dez conselhos rurais no DF, incluindo Arie JK, Estrutural, Gama, Brazlândia, Ceilândia, Paranoá, Planaltina Rural, PAD-DF, Lago Oeste e São Sebastião. Os quatro últimos conselhos foram criados em 2025, em resposta às demandas das comunidades agrícolas e de áreas de divisa.
Das cento e noventa e cinco reuniões realizadas neste ano, quarenta e uma ocorreram em áreas rurais, reunindo cerca de 1,2 mil participantes. Elas resultaram em quinhentos e oitenta e quatro demandas processadas, focadas prioritariamente na presença policial, no patrulhamento rural, no videomonitoramento e na proteção da mulher.
“A realidade do campo exige atenção diferenciada. Os Consegs rurais têm papel estratégico para compreender as dinâmicas das comunidades agrícolas, das rotas de escoamento e das áreas de fronteira com outros estados. É por meio desse diálogo que conseguimos planejar ações mais eficientes e sustentáveis para o meio rural”, explicou Gustavo Danzmann, representante do Subsecretário dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










