19.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:29

Comissão de Acompanhamento do plano de vacinação contra Covid-19 avalia estratégias

Técnicos da Secretaria de Saúde discutem em detalhes ações que serão executadas em todos os cenários possíveis

A Secretaria de Saúde está mobilizando todas as áreas necessárias para planejar as estratégias que serão utilizadas quando as doses de vacina contra Covid-19 estiverem disponíveis à população, seguindo o que foi determinado no Plano Estratégico e Operacional da Vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal, amplamente divulgado e que está disponível no site da pasta.

Para facilitar no planejamento e tomada de decisões, além de auxiliar no trabalho conjunto, foi criada, na última sexta-feira (8), uma Comissão de Acompanhamento do Plano Estratégico e Operacional da Vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal.

Nesta terça-feira (12), a Comissão se reuniu para apresentar ao secretário de Saúde, Osnei Okumoto e ao secretário adjunto de Assistência, Petrus Sanchez, o plano de execução de cada etapa, nível de ativação e questões organizacionais.

O coordenador substituto de Atenção Primária à Saúde, José Eudes Barroso, informou que foi feito o levantamento do quantitativo de público-alvo de cada fase, e a expectativa é que sejam vacinadas, ao término das três fases, cerca de 620 mil pessoas.

“A primeira fase está prevista a vacinação de 202.351 pessoas do grupo prioritário. Para a segunda etapa, a estimativa é de 265.271 pessoas vacinadas e no grupo da terceira fase, 150.190 pessoas”, explica. Também foi definida na reunião que os documentos necessários para a vacinação serão CPF, crachá (servidores da Saúde) e registro do Conselho de Classe (no caso de profissionais da saúde da iniciativa privada) e contracheque para servidores da Educação e Segurança.

Algumas questões estratégicas com relação à otimização de recursos humanos e materiais estão sendo definidas pelas áreas. As estratégias de vacinação já contemplam todos os cenários possíveis que possam ocorrer, a partir do quantitativo de doses enviadas. Além disso, as superintendências serão responsáveis por suas regiões de Saúde. A Secretaria de Saúde também pretende mobilizar voluntários e instituições parceiras.

“O início da vacinação vai seguir as datas previstas pelo plano do Ministério da Saúde. Assim que as doses chegarem, a Secretaria de Saúde estará apta a iniciar a vacinação para os grupos da primeira fase”, informa o secretário adjunto de Assistência, Petrus Sanchez.

Foi confirmado pela Comissão que, a partir de 18 de janeiro, começará o treinamento com todos os responsáveis pela aplicação de vacinas, pois será necessário além de cadastrar no sistema, passar as informações à população com relação aos possíveis efeitos adversos da vacina.

A Comissão é composta por membros da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS), da Assessoria de Comunicação (Ascom), da Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde (Sais), Secretaria Adjunta de Assistência (SAA), Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) e Subsecretaria de Logística (Sulog).

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...