24.5 C
Brasília
01 fev 2026 21:26

Cofen decreta luto de três dias pela morte do conselheiro Ronaldo Beserra por Covid-19

Conselheiro, que se destacou pela defesa do SUS e do exercício legal e ético da profissão de Enfermagem, foi vítima da pandemia de covid-19

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) decretou luto oficial de três dias pela morte do conselheiro Ronaldo Miguel Beserra, por complicações decorrentes da covid-19. Ex-presidente do Coren-PB, o conselheiro federal era um defensor do Sistema Único de Saúde (SUS) e do exercício profissional ético e legal.

Ronaldo nasceu no sertão paraibano, no munícipio de Souza, iniciou sua vida profissional em 1986, como auxiliar de Enfermagem, formando-se técnico e, posteriormente, enfermeiro. Era Capitão da Polícia Militar da Paraíba (Quadro da Saúde). Sua sede de saber e as necessidades de trabalho o levaram a concluir pós-graduações em Terapia Intensiva, em Urgência/Emergência e mestrado em Terapia Intensiva. Atualmente, fazia doutorado em Terapia Intensiva.

Sempre atuou no sistema único de Saúde, sendo concursado em dois hospitais. No Hospital da Polícia Militar, foi coordenador de Urgência, supervisor Geral de Enfermagem, e Diretor Administrativo. Em 2015, exerceu o cargo de coordenador de Enfermagem do SAMU de João Pessoa.

Sua trajetória no Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem remonta a 1990, quando foi eleito conselheiro pela primeira vez. Foi o primeiro técnico de Enfermagem a ocupar o cargo de tesoureiro do Coren/PB, após autorização do Cofen, pois na época os profissionais do quadro II não ocupavam cargos da diretoria. Foi eleito presidente do Coren-PB na gestão de 2012 a 2014 e reeleito para a gestão 2014 a 2017.

Em 2018, foi eleito conselheiro federal. Coordenava a Comissão Nacional de Residência em Enfermagem) e era membro da Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militar). Participou, como tesoureiro, da Junta Interventora no Coren-MA. Manteve-se ligado à Enfermagem paraibana, dirigindo, inclusive, um programa de rádio voltado exclusivamente para a categoria.

FonteCofen

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Ministério da Saúde descarta ameaça do vírus Nipah para o Brasil

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde esclareceu nesta sexta-feira...

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Por Kleber Karpov O Brasil registrou 23.919 casos de desaparecimento...

Destaques

Cofen pede apoio da Presidência da República à PEC 19 e correção do Piso da Enfermagem

Por Kleber Karpov A direção do Conselho Federal de Enfermagem...

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Polícia Militar de São Paulo terá esquema especial para atendimento a mulheres no Carnaval

Por Kleber Karpov A Polícia Militar de São Paulo deve...