19.5 C
Brasília
05 dez 2025 21:55

CLDF realiza, na terça (8), audiência pública para debater papel dos Agentes de Vigilância Ambiental na Atenção Primária

Agentes de saúde e gestores devem apontar principais problemas enfrentados pelos AVAs

Por Kleber Karpov

A Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa do DF (CLDF), realiza, as 10 horas, de terça-feira (8), audiência pública para debater o papel dos Agentes de Vigilância Ambiental (AVAs) na Atenção Primária. De iniciativa do presidente da CESC, deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), o evento deve ajudar a identificar os principais problemas da categoria e tentar buscar soluções junto a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF).

O deputado lembra que a audiência pública é sequência de outra realizada em 16 de setembro, dedicada a abordar os problemas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), também realizada pela CESC. “Essa é a segunda audiência que estamos fazendo dos agentes de saúde, onde na primeira nós debatemos uma série de problemas dos Agentes Comunitários de Saúde e, dessa vez, vamos abordar a questão dos Agentes de Vigilância Ambiental.”.

Iniciativas essas que ocorrem em relação a denúncias e críticas dos agentes de saúde da SES-DF, em relação a diversas demandas, a exemplo do desvio de função, déficit de profissionais além da falta de equipamentos e de estrutura adequada para se trabalhar.

“A ideia é que possamos melhorar o mapeamento desses problemas e, juntamente, com os gestores da Secretaria de Saúde, buscar soluções para que possamos dar respostas a esses profissionais e, principalmente, a população do DF, que é quem realmente sofre os efeitos da falta de profissionais, de estrutura e do descontentamento da categoria.”, ponderou Vianna.

Destaques

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...

Brasil estreia contra Marrocos na Copa de 2026 e reedita duelo de 98 com a Escócia

Por Kleber Karpov A Seleção Brasileira iniciará a trajetória na...

ESP-DF abre vagas remanescentes de doutorado profissional para enfermeiros

Por Kleber Karpov A Escola de Saúde Pública do Distrito...

Ibaneis e Mayara recepcionam grupo final de estudantes do programa Pontes para o Mundo

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha e a primeira-dama...