CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Evento marca data global de conscientização sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença

Por Kleber Karpov

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza, nesta quarta-feira (04/Fev), às 19h, Sessão Solene em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer no Plenário da Casa. A iniciativa, do deputado distrital, Eduardo Pedrosa (União Brasil), que preside a Frente Parlamentar de Enfrentamento e Combate ao Câncer, visa reforçar a conscientização global sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, que afeta milhares de pessoas anualmente no Brasil e no DF.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que o Brasil registra anualmente 704 mil novos diagnósticos de câncer, com maior incidência nas regiões Sul e Sudeste. Essa estatística sublinha a urgência de debates públicos e de políticas eficazes para o controle da doença em todo o território nacional.

No DF, informações da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) indica os cânceres de mama, próstata, cólon e pulmões, os mais prevalentes. A faixa etária mais afetada na capital federal está entre 55 e 70 anos, com indicação da necessidade de atenção especial a esse grupo demográfico para o diagnóstico precoce e tratamento.

O evento conta com o apoio de instituições dedicadas ao amparo de pessoas em tratamento, como a Associação Brasileira de Assistência às Pessoas com Câncer (ABRAPEC) e os coletivos “Escolhemos Viver” e “Instituto Pedacinho de Afeto”, entre outras entidades que colaboram ativamente na causa.

“O momento reafirma o compromisso com a conscientização, a prevenção, o diagnóstico precoce e o fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas que enfrentam o câncer no Distrito Federal”, destacou Pedrosa.

A solenidade

A Sessão Solene busca reforçar a importância do debate público e do apoio contínuo às pessoas que enfrentam o câncer. A cerimônia reunirá autoridades, especialistas em saúde, pacientes e seus familiares no Plenário da Câmara Legislativa para discutir estratégias e avanços na luta contra a doença.

A audiência pública será transmitida ao vivo para o público, permitindo que a população acompanhe o debate e as homenagens. Os canais de transmissão incluem a TV Câmara Distrital (9.3 aberto, 11 da NET/Claro e 09 da Vivo) e o canal oficial da CLDF no YouTube, garantindo ampla acessibilidade.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Mais de mil novos servidores da Saúde são acolhidos em evento de integração no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Desenrola é liberado, e renegociação de dívidas podem ser feitas

Por Kleber Karpov O governo federal liberou às 18h desta...

Higienização das mãos ajuda a salvar vidas

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Hemocentro de Brasília promove coleta de sangue na Esplanada dos Ministérios

Por Kleber Karpov A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) realiza...

Concurso para delegado de polícia abre inscrições nesta quinta-feira (7)

Por Kleber Karpov As inscrições para o concurso público da...

IGESDF abre seleção para médico otorrinolaringologista com salário de R$ 13,3 mil

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Celina Leão entrega 85 novos ônibus elétricos à cidade

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

Destaques

Mais de mil novos servidores da Saúde são acolhidos em evento de integração no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Desenrola é liberado, e renegociação de dívidas podem ser feitas

Por Kleber Karpov O governo federal liberou às 18h desta...

Higienização das mãos ajuda a salvar vidas

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Eleições 2026: Prazo para regularização de título eleitoral termina nesta quarta-feira (6)

Por Kleber Karpov Eleitores do Distrito Federal têm até esta...

Hemocentro de Brasília promove coleta de sangue na Esplanada dos Ministérios

Por Kleber Karpov A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) realiza...