18.5 C
Brasília
05 dez 2025 02:33

CLDF lança Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer

O presidente da Frente, deputado Eduardo Pedrosa, quer focar esforços em antecipar os diagnósticos da doença para ampliar possibilidades de cura

Por Isabella Almeida

A Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer, proposta pelo deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), foi lançada na última sexta-feira (3) durante sessão solene no Plenário da CLDF. O objetivo da Frente é melhorar e monitorar o atendimento, além de proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes e familiares com a doença no Distrito Federal.

Eduardo Pedrosa, presidente da Frente, apontou para a demora no diagnóstico de câncer “pode trazer consequências graves, como a diminuição de chances de cura e do tempo de sobrevida.” O deputado ainda discorreu que o tratamento tardio também gera mais gastos do que quando a doença é descoberta na fase inicial.

O deputado distrital Thiago Manzoni (PL) destacou que o combate à doença é uma luta coletiva, vivenciada sobretudo pela família do paciente. “Quando acomete alguém da família, todos passam por aquilo, o sofrimento físico de um é o sofrimento emocional dos outros. É uma batalha vencida em conjunto.” O parlamentar disse ainda acreditar que a frente formada será de grande valia no Distrito Federal.

No Hospital de Base são realizadas duas mil consultas por mês e 800 sessões de quimioterapia. Além do tratamento, o hospital conta com acompanhamentos em Mastologia, Ginecologia Oncológica, cirurgia geral, cirurgia torácica, urologia , proctologia, neurocirurgia, ortopedia e cirurgia oncológica. A informações foram divulgadas por Mariela Souza diretora-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), que participou da sessão solene e falou sobre o trabalho desenvolvido pela instituição.

Viviane Rezende Oliveira, médica especialista em cirurgia oncológica e presidente regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica falou sobre os desafios de acesso à oncologia. O paciente com câncer passa pelo rastreamento, biópsias, exames de imagem, exames endoscópicos e outras etapas. Entra nesse ciclo a quimioterapia, cirurgia, radioterapia e outros tipos de tratamento.

Conforme a médica, nem todos os serviços demandados pela população com a doença são ofertados pelo Estado. O papel da regulação dos serviços e demandar é promover a equidade no acesso ao tratamento de câncer, desde as consultas iniciais até os procedimentos que forem necessários. “Equidade é adaptar as oportunidades de tratamento deixando-as justas, fazendo com que o paciente chegue ao seu tratamento de uma forma mais rápida, eficiente e adequada, isso faz com que, inclusive, os custos do Estado sejam reduzidos.”

Também participaram da solenidade representantes da ONG Vencedoras Unidas, um grupo de apoio e convívio às mulheres com câncer. Denise Ferreira, vice-presidente da organização, e paciente em tratamento, falou sobre luta e acolhimento. “Imagina o turbilhão de sentimentos que passa na cabeça de uma pessoa ao receber um diagnóstico de câncer, é sentir como se chão se abrisse. Além disso vem todo problema que estamos falando aqui, falta de exame, falta de consulta, não consegue marcar, demoram os resultados, aí a gente entra acolhendo e levando amor àquela pessoa.”

Eduardo Pedrosa encerrou o lançamento falando das expectativas de atuação da Frente, para que ela seja iniciada a partir das discussões feitas na sessão solene e com encaminhamentos. Além disso, serão buscados resultados efetivos, fazendo visitas às unidades de saúde, entre outras ações.

FonteCLDF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

HRSM inaugura tomógrafo de última geração para agilizar diagnósticos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...