25.5 C
Brasília
05 dez 2025 15:26

CLDF homenageia mulheres que inspiram na área da saúde

A solenidade, que acontece na próxima segunda-feira (17), às 9h30, no Plenário, foi proposta pela deputada Dayse Amarilio, que é enfermeira obstetra e Procuradora Especial da Mulher da CLDF

Quando se fala em cuidado e amor, automaticamente pensamos em mulheres. Na saúde –  segmento composto em 70% por profissionais do sexo feminino, não é diferente. São elas, as mulheres, que fazem a diferença quando o assunto é cuidar de pessoas. Além disso, elas desempenham papéis essenciais em diversos setores da saúde, desde a linha de frente no atendimento aos pacientes até a liderança em pesquisas inovadoras. Diariamente, elas enfrentam desafios com coragem, competência e  muita dedicação. E é com isso em mente que, na próxima segunda-feira (17), às 9h30, no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a deputada Dayse Amarilio (PSB) homenageará inúmeras mulheres que inspiram na área da saúde.

Segundo a parlamentar, que é profissional de saúde e Procuradora Especial da Mulher (PEM) da Casa, a intenção da solenidade “é destacar a importância e o impacto das mulheres que se destacam na área da saúde, inspirando gerações e contribuindo significativamente para o avanço e a humanização dos serviços de saúde”.

Na ocasião, serão entregues moções de louvor para várias mulheres que inspiram. De acordo com a distrital, “as homenageadas foram escolhidas em razão de possuírem histórias impactantes de cuidado no trabalho e fora dele”.  “Todas elas, além de profissionais de saúde, desenvolvem uma missão de vida”, diz Dayse Amarilio.

Foram convidadas para o evento a presidente executiva do Grupo Sabin, Lídia Freire Abdalla Nery; a vice-presidente e co-fundadora do Grupo Sabin, Sandra Soares Costa; a co-fundadora do Grupo Sabin, Janete Ana Ribeiro Vaz; a doutora e enfermeira, professora associada da Universidade de Brasília (UnB), Fátima de Sousa; a secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio; a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) Nacional, Jacinta de Fátima Sena; a presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Lívia Vanessa Ribeiro Pansera; a secretária de Assuntos Jurídicos do SindEnfermeiro e sócia do Instituto Wanda Horta, Kelly Cristina Coelho Costa; a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Leonor Maciel e a sócia-fundadora da Corpus Saúde Integrada, Mayanne Carvalho Pimentel.

Baixo acesso a cargos de liderança

O relatório ‘A Situação das Mulheres e a Liderança na Saúde Global” evidencia um grave paradoxo: apesar de 70% dos profissionais da linha de frente da área da saúde serem mulheres, elas representam apenas 25% dos cargos de liderança.

Nesse contexto, é preciso destacar que as mulheres lideram o cuidado de 5 bilhões de pessoas e contribuem com US$3 trilhões (R$15,5 trilhões) para a saúde global. Apesar disso, uma grande parte desse cuidado vem do trabalho não remunerado. Hoje, infelizmente, estima-se que haja no mínimo 6 milhões de mulheres trabalhando sem remuneração nos sistemas de saúde ao mesmo tempo em que tentam sustentar a si próprias e suas famílias.

Equidade

Apesar dos avanços ao longo das décadas, a situação das mulheres ainda evolui em ritmo muito lento. Uma estimativa recente da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que levará 140 anos para que as mulheres alcancem a equidade na representação de liderança. Além disso, durante a pandemia de Covid, muitas mulheres perderam espaço.

“Lamentavelmente, o patriarcado e o machismo estrutural acabam oferecendo aos homens melhores oportunidades educacionais e no mercado de trabalho. As mulheres tendem a ser induzidas a empregos com salários mais baixos e ainda há uma “penalidade de maternidade” e grande pressão para que exerçam dupla, às vezes tripla jornada, dedicando-se à casa e à família”, observa Dayse Amarilio

A deputada destaca ainda que homenagear as profissionais de saúde que inspiram e dão o melhor de si cotidianamente é um gesto singelo, e que é preciso fazer muito mais.

“Os gestores, seja na esfera pública ou privada, precisam oferecer condições de trabalho adequadas e remuneração justa e igual às ofertadas aos homens que ocupam os mesmos cargos. A nossa luta é antiga e continuará até que todas nós tenhamos respeito, reconhecimento e igualdade de direitos e oportunidades”, conclui a parlamentar.

Serviço:

Sessão Solene em homenagem às mulheres que inspiram na área da saúde
Data: 17/06/2024
Horário: 9h3o
Local: Plenário da CLDF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...