19.5 C
Brasília
05 dez 2025 08:20

CLDF: Aprovado projeto que proíbe nomeação de quem praticar violência doméstica

Por Marco Túlio Alencar

A designação para ocupar função de confiança ou a nomeação para emprego ou cargo em comissão no serviço público de pessoa que tenha sido condenada pela prática de violência doméstica ou familiar contra a mulher, bem como de crime sexual contra criança e adolescente, será proibida desde a data da condenação até oito anos após o cumprimento da pena. A medida consta da proposta de emenda à Lei Orgânica (PELO) nº 6/2019, de autoria do deputado João Cardoso (Avante), aprovada pela Câmara Legislativa nesta terça-feira (4). Durante a sessão, foram apreciadas outras dezenas de proposições em tramitação na Casa.

Também foi aprovada a PELO nº 110/2018, de autoria do ex-deputado Wasny de Roure, que inclui, na Carta Maior do DF, a obrigatoriedade de execução das emendas parlamentares ao orçamento anual do Distrito Federal destinadas à área de assistência social.

Os deputados distritais também votaram favoravelmente ao projeto de lei nº 306/2019, do Executivo, que autoriza a doação de imóvel de propriedade da Terracap para o desenvolvimento de atividades do Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), localizado entre a rodovia DF-003, o Parque Nacional de Brasília e a Granja do Torto. As matérias acima foram apreciadas em segundo turno e redação final e seguirão para a sanção do governador.

Tramitação concluída

Diversos projetos de autoria de parlamentares que haviam sido votados em primeiro turno em sessões anteriores tiveram a apreciação concluída nesta noite e também seguem para a sanção de Ibaneis Rocha. São eles:

– Projeto de lei nº 320/2019, do deputado Hermeto (MDB), que cria o Programa de Descentralização de Ações Militares (PDAM), nos moldes do Programa de Descentralização Administrativa Financeira (PDAF) da educação;

– Projeto de lei nº 374/2019, do deputado Iolando (PSC), alterando a Lei nº 3.985/2007, que tratou da Lei Federal nº 8.213/1991, sobre a participação no mercado de trabalho de empregados reabilitados ou com deficiência. O PL distrital disciplina a inclusão produtiva das pessoas com deficiência nos contratos celebrados com o GDF na área de prestação de serviços;

– Projeto de lei nº 157/2019, do deputado Jorge Vianna (Podemos), que institui a Política Distrital de Segurança e Saúde no Trabalho (PDSST) no âmbito da administração pública direta e indireta do Distrito Federal, e

– Projeto de lei nº 27/2019, de José Gomes (PSB), que institui o Programa Qualifitec, de qualificação profissional.

Em tramitação

O plenário da Câmara Legislativa ainda analisou, em primeiro turno, proposições de diversos deputados distritais que constavam da ordem do dia:

– Projeto de lei nº 73/2019, que institui normas protetivas do consumidor, com ampliação do direito à informação e formas de comunicação sobre programas de pontuação e cartão fidelidade, e possibilita o exercício deste direito sem sua apresentação, mediante simples informação do CPF; e o PL nº 75/2019, que obriga instituições financeiras a divulgar o número da Central de Atendimento do Banco Central do Brasil, o Disque 145, a fim de evitar abusos à vulnerabilidade do consumidor. Ambos do deputado Martins Machado (PRB).

– Projeto de lei complementar nº 6/2019, de João Cardoso (Avante), que altera a Lei Complementar nº 840/2011, sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis, das autarquias e das fundações públicas distritais, para garantir ao servidor público do DF o mesmo direito que é assegurado ao servidor público da União relativo a horário especial para pessoa com deficiência, bem como para aquele que tenha cônjuge ou dependente com deficiência. Do mesmo deputado foi aprovado o PL nº 373/2019, que altera a Lei nº 5.294/2014, sobre os Conselhos Tutelares do Distrito Federal, para garantir a recondução dos conselheiros por meio de eleição.

– Projeto de lei nº 267/2019, de autoria da deputada Arlete Sampaio (PT), que reserva, aos negros e negras, 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos, nos Poderes Executivo e Legislativo.

– Projeto de lei nº 2.088/2018, do deputado Chico Vigilante (PT), que dispõe sobre a obrigatoriedade do fornecimento ao consumidor de informações e documentos por parte de operadoras de plano ou seguro privado de assistência à saúde, nos caso de negativa de cobertura.

– Projeto de lei nº 406/2019, dos deputados Valdelino Barcelos (PP) e Jorge Vianna (Podemos), que estabelece a campanha de prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, denominada “Abril Verde”, no âmbito do Distrito Federal.

– Projeto de lei nº 236/2019, de autoria da deputada Júlia Lucy (Novo), que institui a “Semana Maria da Penha nas Escolas”, a ser realizada anualmente no mês de novembro em todo o Distrito Federal.

– Projeto de lei nº 65/2019, do deputado Iolando (PSC), que inclui, nas normas gerais para realização de concurso público, a declaração de desistência da nomeação ou posse de aprovado, abrindo vaga para o próximo candidato aprovado.

– Projeto de lei nº 1.371/2016, de autoria do deputado Rafael Prudente (MDB), que obriga a notificação compulsória da neoplasia maligna no Distrito Federal.

– Projeto de lei nº 326/2019, do deputado Jorge Vianna (Podemos), que cria o programa “Remédio Para Todos”, para garantir o acesso gratuito dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em farmácias privadas, a medicamentos e insumos não fornecidos, por motivo de falta de disponibilidade nas unidades e estabelecimentos da rede pública de saúde.

– Projeto de lei nº 342/2019, do deputado Leandro Grass (Rede), que trata da proibição da distribuição ou venda de sacolas plásticas e disciplina a distribuição e venda de sacolas biodegradáveis ou biocompostáveis a consumidores em todos os estabelecimentos comerciais do DF.

– Projeto de lei nº 29/2019, de autoria do deputado Eduardo Pedrosa (PTC), que dispõe sobre a proibição de descarte de aves nos estabelecimentos avícolas de postura comercial, por meio de trituração, sufocamento ou qualquer outro meio cruel de abate, no âmbito do Distrito Federal.

– Projeto de lei nº 417/2019, do deputado Reginaldo Sardinha (Avante), que inclui, no calendário oficial de eventos do DF, a Festa de Adoração a Nossa Senhora das Dores, promovida pela Paróquia Nossa Senhora das Dores, localizada no Cruzeiro Velho.

– Projeto de lei nº 58/2019, de autoria do deputado José Gomes (PSB), que institui e inclui, no calendário oficial de eventos do Distrito Federal, o Dia do Trabalhador Terceirizado.

– Projeto de Resolução nº 1/2019, de autoria do deputado Fábio Felix (PSol), que cria o “Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal”.

Fonte: CLDF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...