21.5 C
Brasília
07 dez 2025 16:46

CLDF aprova projeto para “frear” aposentadorias na Polícia Civil

A proposta é de autoria do deputado Wellington Luiz

Por Denise Caputo

O Plenário da Câmara Legislativa aprovou, na sessão desta tarde (2), o projeto de lei nº 308/2023, que autoriza o pagamento dos valores decorrentes do saldo de licença-prêmio aos servidores da Polícia Civil do Distrito Federal em atividade. O PL foi aprovado nos dois turnos com o voto favorável de todos os 24 distritais.

O autor da proposta, deputado Wellington Luiz (MDB), explica que a medida tem como principal objetivo evitar que o policial civil em condições de se aposentar “veja-se compelido a ir para a inatividade para receber em pecúnia direitos que não usufruiu”.

“Com o reduzidíssimo quadro de servidores em exercício na PCDF, toda aposentação tem relevante impacto no exercício das atividades de investigação criminal e de polícia judiciária”, argumenta o distrital, que é oriundo dos quadros da instituição. “Qualquer medida que busque mitigar as aposentações importa para o bom exercício das atividades da Polícia Civil”, conclui.

Relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, o deputado Thiago Manzoni (PL) elogiou a iniciativa: “O projeto corrige uma situação que afligia a Polícia Civil”.

De acordo com o texto aprovado, o pagamento da pecúnia – decorrente da conversão da licença-prêmio – ao servidor em atividade estará condicionado à existência de previsão orçamentária. Além disso, o PL confere prioridade àqueles em gozo de abono de permanência.

FonteCLDF

Destaques

Ação leva serviços de saúde e cidadania a moradores do Núcleo Rural Capoeira do Bálsamo

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Herdeiros da família Caiado mantêm ocupação em área quilombola em Santo Antônio do Descoberto e descumprem decisão do STF

Por Kleber Karpov Mesmo com determinação do Supremo Tribunal Federal...

Ministro da Saúde lança vacinação contra vírus sincicial respiratório em São Paulo

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, oficializou...

GDF avança na reforma do Estádio Augustinho Lima com novo sistema de drenagem

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) executa...

Governador Ibaneis Rocha sanciona mudanças na Lei de Uso e Ocupação do Solo em Ceilândia

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...