25.5 C
Brasília
05 dez 2025 14:33

CLDF aprova PL de Jorge Vianna para ampliar segurança nas unidades de saúde pública

Segundo o PL, de Jorge Vianna, deverão ser implementadas ações de segurança pública, 24h por dia, nas unidades de saúde pública, sendo disponibilizados, também, telefones para acionamento rápido

Por Denise Caputo

Assegurar o pleno funcionamento das unidades de saúde pública, a integridade física e mental dos profissionais e dos pacientes, bem como a proteção do patrimônio público: esses são alguns dos objetivos do projeto de lei nº 2.784/2022. De autoria do deputado Jorge Vianna (PSD), o PL foi aprovado, em primeiro e segundo turnos, nesta quarta-feira (7), na forma de um substitutivo.

A proposta original previa a criação de um batalhão hospitalar da Polícia Militar, o que gerou questionamentos entre os parlamentares, e acabou evoluindo para o texto aprovado, o qual contempla diretrizes para as ações de Segurança Pública no Sistema de Saúde Pública do DF.

Segundo o PL, deverão ser implementadas ações de segurança pública, 24 horas por dia, nas unidades de saúde pública, sendo disponibilizados, também, telefones de acionamento rápido das equipes de segurança.

Além disso, o texto prevê que as unidades do sistema de saúde devem implementar ações para assegurar a prioridade no atendimento dos pacientes transportados pelo Corpo de Bombeiros e pelo SAMU, assim como a substituição e a liberação imediata dos materiais das viaturas. O intuito é que as viaturas não fiquem paradas por muito tempo, impedindo o atendimento de outras demandas.

O PL estabelece, ainda, que a Polícia Civil deverá elaborar e apresentar relatório semestral às secretarias de Segurança Pública e de Saúde, contendo análise das principais ocorrências do período envolvendo as unidades de saúde pública, de modo a subsidiar o aperfeiçoamento das ações.

 



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter






FonteCLDF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...