Por Kleber Karpov
Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) e as Praças dos Direitos abriram inscrições para mais de 10 mil vagas gratuitas em atividades esportivas, culturais e de qualificação profissional. Os espaços, geridos pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), oferecem novas turmas para 2025, com opções para todas as idades, incluindo pessoas com deficiência, em Ceilândia, Recanto das Emas e Itapoã.
Opções para todos
Os equipamentos públicos oferecem uma grade diversificada de aulas fixas, que incluem futebol, vôlei, atletismo, artes marciais, dança, teatro, artes visuais, cursos de línguas e informática. Além disso, há turmas de reforço escolar e oficinas profissionalizantes, voltadas para a qualificação de jovens e adultos.
Com foco na inclusão e no bem-estar, os espaços também promovem ações para toda a comunidade, como aulões de zumba, ginástica e alongamento, com atenção especial ao público idoso. Todas as atividades são inclusivas e adaptadas para pessoas com deficiência (PCDs).
Inclusão e cidadania

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas durante todo o ano, pela internet ou presencialmente em uma das três unidades do CEU das Artes (Ceilândia e Recanto das Emas) ou nas Praças dos Direitos (Ceilândia Norte e Itapoã).
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destaca o impacto social da iniciativa. “Projetos como o CEU das Artes e a Praça dos Direitos levam cidadania para os nossos jovens e impactam positivamente toda a comunidade por meio do esporte, da educação e da cultura”, afirma.
Serviço: CEU das Artes e Praças dos Direitos
Inscrições
• Site: www.idecace.org.br/
• WhatsApp: (61) 98455-0001
Atendimento presencial
• CEU das Artes QNM 28 – Ceilândia Norte, Área Especial
• CEU das Artes QNR 02 – Ceilândia Norte, Área Especial
• CEU das Artes Recanto das Emas – Quadra 113, Lote 9
• Praça dos Direitos QNN 13 – Ceilândia Norte, Setor Norte, Lote B
• Praça dos Direitos Itapoã – Quadra 203
Dias e horários: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Documentos necessários: comprovante de residência, documentos originais e cópias do RG e CPF do aluno e do responsável. Para pessoas com deficiência, é preciso apresentar laudo médico.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










