Celina Leão rebate críticas de Ibaneis Rocha e aponta para crise herdada

Governadora afirma que "sucessão nunca será submissão" e cita rombo bilionário em contas públicas

Por Kleber Karpov

Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, a governadora do Distrito Federal, Celina Leão (Progressistas), respondeu a uma fala do ex-governador Ibanez Rocha (MDB). Na gravação, a chefe do Executivo afirmou ter recebido as críticas “com muita serenidade” e defendeu sua lealdade enquanto vice-governadora, mas ressaltou, na condição de governadora, tem o compromisso de enfrentar um “rombo bilionário” herdado nas contas públicas e uma “grave crise no BRB”.

Celina Leão iniciou o pronunciamento com a afirmação de que “sucessão nunca será submissão”. A governadora relembrou os quatro mandatos pelo Distrito Federal e garantiu ter cumprido o papel como vice com “respeito, responsabilidade e espírito público” durante períodos difíceis. No entanto, demarcou uma nova fase ao dizer: “hoje eu não sou mais vice-governadora, eu sou governadora”.

A governadora definiu a concepção de lealdade como um compromisso com princípios, com a verdade e com a população. Segundo ela, governar exige enfrentar os fatos, “mesmo quando eles são difíceis”, e tomar decisões que, por vezes, “desagradam a muitos”. Celina Leão declarou ainda seguir “sem mágoa, sem revanchismo”, pois os interesses do Distrito Federal estariam acima de disputas pessoais.

Diagnóstico da gestão e foco administrativo

Ao justificar suas ações, Leão foi direta ao apontar os problemas que afirma ter herdado da gestão anterior. “É público, todos sabem, que eu herdei uma grave crise no BRB. Herdei também um rombo bilionário nas contas públicas”, declarou. A chefe do Executivo local afirmou estar trabalhando “dia e noite” para solucionar as questões.

Ao final do vídeo, a governadora contrapôs sua gestão às preocupações eleitorais. “Tem muitas pessoas que estão preocupadas com a campanha. Eu estou preocupada de resolver os problemas do Distrito Federal”, afirmou. Ela caracterizou sua administração como um “novo governo”, com “personalidade, transparência, espírito público” e foco em cuidar da população.

Confira a fala na íntegra:

 




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

 

Câmara Legislativa aprova 189 proposições no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Reforma tributária põe em risco crédito de 66,2% das notas fiscais, indica estudo

Por Kleber Karpov Um levantamento da V360, empresa de tecnologia...

Governo autoriza concursos para a Receita Federal e o Banco Central com 316 vagas

Por Kleber Karpov O Ministério da Gestão e da Inovação...

Audiência nos EUA deve debater tarifas de 25% a produtos brasileiros

Por Kleber Karpov O Escritório do Representante Comercial dos Estados...

Morre menina de 11 anos picada por escorpião no Riacho Fundo

Por Kleber Karpov Valentina Nobre Lima, de 11 anos, morreu...

Sebrae-DF abre vagas do Agente Local de Inovação com bolsas de 5 mil a 6.500 reais

Por Kleber Karpov O Sebrae/DF, em parceria com a Fundação...

IGESDF lança editais para contratação de profissionais da saúde

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Destaques

Câmara Legislativa aprova 189 proposições no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Reforma tributária põe em risco crédito de 66,2% das notas fiscais, indica estudo

Por Kleber Karpov Um levantamento da V360, empresa de tecnologia...

Governo autoriza concursos para a Receita Federal e o Banco Central com 316 vagas

Por Kleber Karpov O Ministério da Gestão e da Inovação...

Audiência nos EUA deve debater tarifas de 25% a produtos brasileiros

Por Kleber Karpov O Escritório do Representante Comercial dos Estados...

MPDFT recomenda regulamentação sobre emissão de atestados na rede pública de Saúde

Por Kleber Karpov A Promotoria de Justiça de Defesa da...