Celina Leão lidera corrida ao Palácio do Buriti e Michelle Bolsonaro desponta ao Senado no DF

Pesquisa Igape aponta vice-governadora à frente na disputa distrital; ex-primeira-dama comanda intenções para vaga de senador

Por Kleber Karpov

Levantamento divulgado pelo Instituto Gazeta de Pesquisas (Igape) no domingo (16/Ago) mostra a vice-governadora Celina Leão (PP) na liderança da disputa pelo Palácio do Buriti, com 33,4% das intenções de voto no cenário estimulado. Na corrida pelas duas vagas ao Senado Federal, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) desponta em primeiro lugar tanto na primeira escolha, com 22,5%, quanto na segunda opção de voto, com 11,5%.

Pesquisa Estimulada

Na pesquisa estimulada para o Governo do Distrito Federal, Celina Leão obteve 33,4%, seguida pelo ex-governador José Roberto Arruda (PSD), que somou 23,7%. O grupo de eleitores que não souberam responder ou não opinaram atingiu 19,4%. Leandro Grass (PT) alcançou 9,4% da preferência, seguido por Paula Belmonte (PSDB), com 4,3%, e Ricardo Capelli (PSB), com 3,5%. Kiko Caputo (Novo) registrou 2,8%, Professor Robson (PSTU) teve 1,4%, Elisson Ferreira (Agir) marcou 1,1%, Samara Mineiro (UP) obteve 0,6% e Rico Pinheiro (PRTB) somou 0,4%.

Pesquisa espontânea

Na modalidade espontânea, na qual nomes de candidatos não são apresentados aos entrevistados, 72,9% do eleitorado declarou não saber ou preferiu não opinar. Celina Leão foi lembrada por 10,8% dos participantes e José Roberto Arruda por 6,6%.

A lista espontânea contou ainda com Leandro Grass (2,9%), Ricardo Capelli (1,8%), Kiko Caputo (1,7%), Paula Belmonte (1,6%), Elisson Ferreira (0,6%), Samara Mineiro (0,4%), Professor Robson (0,4%) e Rico Pinheiro (0,3%).

Rejeição dos concorrentes

O instituto mediu a taxa de rejeição entre os postulantes ao Executivo local. O segmento de entrevistados que não soube ou não opinou representou 56,0% da amostra.

José Roberto Arruda registrou o maior índice de recusa, com 17,5%, seguido por Celina Leão, com 14,6%. Leandro Grass anotou 6,7% e Ricardo Capelli marcou 2,2%.

Kiko Caputo computou 1,5% de rejeição, Paula Belmonte teve 0,6%, Samara Mineiro anotou 0,5%, Elisson Ferreira alcançou 0,2%, enquanto Rico Pinheiro e Professor Robson somaram 0,1% cada.

Disputa pelas cadeiras do Senado

Na aferição de primeiro voto para o Senado Federal, 34,8% dos eleitores não souberam responder ou não opinaram. Michelle Bolsonaro obteve 22,5%, com Leila do Vôlei (PDT) em segundo lugar, com 10,5%, e Erica Kokay (PT) na sequência, com 10,1%.

Bia Kicis (PL) registrou 8,8%, Paulo Octávio (PSD) alcançou 7,7%, Desembargador Sebastião Coelho anotou 2,1% e Tiago Tarsis somou 1,1%. Eduardo Zanata marcou 1,0%, enquanto Henrrique Barack Obama e Cristian Viana obtiveram 0,7% cada.

No segundo voto para a Casa Alta, a taxa de indecisos ou sem resposta subiu para 57,6%. Michelle Bolsonaro liderou com 11,5%, acompanhada por Bia Kicis (8,6%), Paulo Octávio (6,8%), Leila do Vôlei (6,7%) e Desembargador Sebastião Coelho (3,5%).

Erika Kokay somou 2,1% na segunda indicação, seguida por Tiago Tarsis (1,6%), Cristian Viana (0,8%) e Eduardo Zanata (0,8%).

Metodologia da amostragem

A pesquisa foi contratada pela TV Atual Ltda. (TV Atual, afiliada da Record News) e realizada pelo Igape entre 10 e 15 de agosto de 2026. O estudo ouviu 2.000 eleitores no Distrito Federal por meio de questionário estruturado com aplicação domiciliar.

A margem de erro estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, sob nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número DF-02390/2026.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Eleições 2026: TSE registra mais de 20 mil candidaturas em todo país

Por Kleber Karpov As eleições gerais de 2026 contam com...

Mais de 1 milhão de doses de vacinas são aplicadas em São Paulo

Por Kleber Karpov A cidade de São Paulo aplicou mais...

Bets: quatro em cada dez mulheres apostam ou já apostaram online

Por Kleber Karpov Uma nova pesquisa divulgada nesta segunda-feira (17)...

IGESDF abre seleção para área financeira e enfermagem em nefrologia

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Destaques

Celina Leão visita obra das 556 unidades habitacionais à população em vulnerabilidade de Sol Nascente

Por Kleber Karpov A governadora Celina Leão realizou uma série...

Eleições 2026: TSE registra mais de 20 mil candidaturas em todo país

Por Kleber Karpov As eleições gerais de 2026 contam com...

Mais de 1 milhão de doses de vacinas são aplicadas em São Paulo

Por Kleber Karpov A cidade de São Paulo aplicou mais...

Taxistas do DF passam a poder circular no corredor exclusivo do BRT Sul a partir de quinta-feira (20)

Por Kleber Karpov A partir desta quinta-feira (20), os taxistas...

Livro “Chorando Sobre a Mesa” será lançado neste domingo com sarau na Casa do Cantador

Por Kleber Karpov A Casa do Cantador, em Ceilândia, será...