Por Kleber Karpov
Em resposta a questionamentos, durante entrevista à CNN Brasil, nesta terça-feira (18/Ago), a governadora do Distrito Federal, Celina Leão (Progressistas), detalhou um conjunto de ações em andamento para solucionar problemas de curto prazo e expandir o atendimento na Saúde Pública do DF. A chefe do Palácio do Buriti abordou a contratação de profissionais, investimentos em infraestrutura e o futuro do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGESDF). Os esclarecimentos foram feitos após ser interpelada sobre temas como obras hospitalares, filas de alta complexidade e tratamento oncológico.
Contratações
A governadora apontou a contratação de mão de obra como uma das primeiras medidas de sua gestão para enfrentar a crise na saúde. Celina Leão reconheceu que a falta de contratações e a desvalorização salarial levaram muitos profissionais a migrarem da rede pública para a privada. Para reverter o quadro, foram realizadas novas convocações.
Segundo Celina Leão, mais de 600 profissionais foram contratados, desses, 114 logo que assumiu o governo e outros 500 em um chamamento mais recente. A governadora destacou que, embora o processo de contratação temporária seja burocrático, é uma solução que pode ser implementada rapidamente para suprir a demanda imediata da rede.
“Não se contratava médico há muito tempo. Nós contratamos 114 com recurso do aniversário de Brasília, contratamos mais 500 na nossa saída, que ainda esse processo de contratação, mesmo que ele seja temporário, ele é burocrático.”, disse ao indicar a necessidade de valorizar os profissionais de saúde para conter o êxodo desses trabalhadores da saúde pública do DF.
“Há falta de contratação de médicos, de valorização de salários também desses profissionais, porque eles saíram da rede pública e foram indo para a rede privada. Então você precisa de equalizar isso, ter um salário melhor para você trazer de volta esse profissional.”, dissse Celina Leão ao observar que “desde quando eu assumi nós já contratamos 500 agora no último chamamento e 114 quando eu assumi o governo — mais de 600 profissionais. Nós temos esse problema que eu consigo resolver a curto prazo, que é contratar esse profissional.”, completou.
Expansão da rede com novas UPAs
Além do reforço no quadro de pessoal, a governadora anunciou um investimento de quase R$ 100 milhões para melhorias nos 18 hospitais do Distrito Federal. Ela afirmou que, semanalmente, tem entregado novos equipamentos, como tomógrafos, ou instalações reformadas, a exemplo de salas de cirurgia e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), visando melhorar a qualidade do atendimento.
“Todas as semanas eu estou entregando ou um tomógrafo, ou uma sala de cirurgia reformada, ou uma UTI reformada. Isso melhora muito a qualidade do meu atendimento. Nós estamos entregando sete novas UPAs: cinco eu consigo entregar ainda este ano, duas — a do Arapoanga e da Estrutural — ficarão para janeiro ou fevereiro do ano que vem. Isso ampliará a minha capacidade de atendimento em 700.000 pessoas e eu melhoro muito um problema que eu tenho que é o meu atendimento da porta ali da entrada da emergência, seja do hospital ou das UPAs, a quantidade de pessoas.”, explicou Celina Leão.
Foco na atenção básica
O plano de expansão inclui a entrega de sete novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Cinco delas devem ser inauguradas ainda este ano, enquanto as unidades do Arapoanga e da Estrutural estão previstas para janeiro ou fevereiro do próximo ano. A expectativa é ampliar a capacidade de atendimento em 700 mil pessoas, o que, segundo ela, ajudará a desafogar as emergências dos hospitais, permitindo que se concentrem em casos de alta complexidade.
Celina Leão também ressaltou a importância da atenção primária, definindo como “meta 001” a composição completa de todas as equipes de saúde da família. “A saúde começa na UBS ao lado da sua casa”, afirmou, ao justificar a alocação dos primeiros médicos contratados para fortalecer a base do sistema.
“Eu sou uma pessoa que anda muito, eu acredito muito na atenção básica. Então a meta 001 é colocar esses profissionais da atenção básica para que todas as equipes de saúde da rede pública sejam completas, e a gente tem feito isso. Por isso que os primeiros médicos que a gente contratou foi para a atenção primária: a saúde começa na UBS ao lado da sua casa. A urgência e emergência são nas nossas UPAs e naqueles hospitais que são limitados, mas alta complexidade é aquilo que a gente faz muito aqui no Distrito Federal.”, disse Celina Leão.
Defesa do IGESDF e unificação da gestão
Questionada sobre a permanência do modelo de gestão do IGESDF, Celina Leão defendeu o instituto e criticou propostas de extinção. Para ela, desligar o IGESDF abruptamente deixaria a população “refém”. A governadora argumenta que a solução não é extinguir o modelo existente, mas sim expandir a rede pública, que conta com cinco hospitais para crescer.
A chefe do Executivo local informou que está em andamento um processo de licitação para unificar a gestão do sistema de saúde. O objetivo, segundo ela, é garantir que a população receba o atendimento necessário, independentemente de qual entidade é responsável pela administração da unidade de saúde. “A população não está interessada se é IGES, se é saúde; a população quer o atendimento na porta da casa dela, e isso ela terá”, concluiu.
“Olha, as pessoas falam tanta bobagem porque realmente não conhecem a saúde pública aqui do Distrito Federal. Se você hoje desligar o instituto você deixaria a população refém. Eu acho que nós temos cinco hospitais para crescer com a rede pública de saúde, mas não extinguir aquilo que já existe. O que eu quero fazer é unificar a gestão — que eu quero não, que eu já estou fazendo com essa licitação que a gente vai unir as gestões do sistema. A população não está interessada se é IGES, se é saúde; a população quer o atendimento na porta da casa dela, e isso ela terá.”, disse Celina Leão.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;














